Topo

Grêmio abre returno contra o Cruzeiro com nova estratégia no Brasileiro

Renato Gaúcho tem reforçado time alternativo e vai usar mais titulares no segundo turno - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Renato Gaúcho tem reforçado time alternativo e vai usar mais titulares no segundo turno Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

22/08/2018 04h00

O Grêmio enfrenta o Cruzeiro, nesta quarta-feira (22), confirmando nova estratégia no Campeonato Brasileiro. A partida que abre o returno é a prova de que a competição terá uma atenção maior por parte do clube - antes, a prioridade era Copa do Brasil e Libertadores. O uso de titulares pela segunda rodada seguida é a prova da alteração. Grêmio e Cruzeiro se enfrentam às 21h45 (Brasília), na Arena.

"Todo mundo está à disposição. Com duas competições vamos conseguir dar atenção forte às duas, vamos brigar até o final para ser campeão. Agora, vamos brigar sim", disse Ramiro.

A ideia do Grêmio, antes de ser eliminado pelo Flamengo nas quartas de final da Copa do Brasil, era botar titulares no Brasileiro em jogos específicos. Clássicos, partidas que pudessem servir de preparação para algum confronto futuro em mata-mata. Por isso, o primeiro turno só teve equipe considerada ideal em pouquíssimas rodadas.

Contra o Cruzeiro, Marcelo Grohe é o único titular que não foi relacionado. O goleiro será preservado após apresentar desconforto muscular. A medida tem ligação direta com o jogo diante do Estudiantes, pela Libertadores.

Em 2016 e 2017, o Grêmio adotou a mesma logística usada até agora. Prioridade aos jogos mata-mata, mas com uma diferença: uso de jovens e reservas no Brasileirão. Com equipes muito descaracterizadas. Em 2018, Renato Gaúcho incrementou o time suplente com alguns titulares e obteve resultados melhores. Este detalhe fez o clube gaúcho terminar o primeiro turno com 36 pontos e na briga pelo topo da tabela.

"Eu acredito muito na nossa equipe, sei que o campeonato é muito equilibrado e a gente sabe que essas quatro ou cinco equipes têm possibilidades. A equipe que sofrer mais, ganhar mais pontos contra os concorrentes diretos vai buscar o título",

A partida em Porto Alegre também será a última dos titulares do Grêmio antes de rever o Estudiantes, no dia 28. No final de semana, contra o Atlético-PR, a formação será reserva. Por isso, ganhar o jogo com o Cruzeiro é ainda mais importante para dar estofo aos suplentes.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO x CRUZEIRO

Data e hora: 22/08/2018, às 21h45 (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura (Leonardo Gomes), Geromel, Kannemann  e Bruno Cortez; Jailson, Maicon, Ramiro, Luan e Everton; Jael (André)
Técnico: Renato Gaúcho

CRUZEIRO: Fábio; Ezequiel, Léo, Manoel (Murilo) e Egídio; Lucas Romero, Lucas Silva; Robinho, Thiago Neves e Arrascaeta; Barcos
Técnico: Mano Menezes