Topo

Arrancada faz Palmeiras trocar indiferença por sonho no Brasileirão

Felipão ainda está invicto desde que iniciou a terceira passagem pelo Verdão - Ale Cabral/AGIF
Felipão ainda está invicto desde que iniciou a terceira passagem pelo Verdão Imagem: Ale Cabral/AGIF

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/08/2018 04h00

Cinco jogos de invencibilidade, com quatro vitórias e nenhum gol sofrido, fizeram o Palmeiras mudar de patamar no Campeonato Brasileiro. De time que usava a Série A como laboratório para as prioritárias Copa do Brasil e Copa Libertadores da América a um - ainda - discreto sonho. Um crescimento que pode ser consolidado de vez na partida deste domingo, às 16h, contra o Internacional.

O duelo no Beira-Rio é determinante para que o Verdão grude de vez no pelotão de cima da Série A. Os gaúchos iniciam a 21ª rodada com 41 pontos e na segunda colocação, enquanto o líder São Paulo tem apenas um ponto a mais. O Flamengo é o terceiro com 40. Se vencer em Porto Alegre, o Alviverde entrará no G-4 após a derrota do Grêmio para o Atlético-PR.

Há uma semana, falar em disputa do título do Brasileirão parecia algo muito mais distante e difícil para o Palmeiras. Afinal, a diferença para o primeiro colocado estava na casa dos oito pontos desde que o Flamengo estava na ponta. Ou seja, seriam necessárias pelo menos três rodadas para chegar à liderança.

Nesse cenário anterior, as chances de Luiz Felipe Scolari escalar um time totalmente reserva eram grandes. Agora, a expectativa é por uma formação mais competitiva. E até a torcida, agora esperançosa, poderia não dar tanta importância ao confronto contra o Inter. A vaga no G6 ainda teria uma certa gordura para Cruzeiro e Corinthians, os concorrentes mais próximos, e o rival São Paulo seguiria pressionado pelos gaúchos.

Mas tudo mudou no meio da semana. O Palmeiras bateu o Botafogo por 2 a 0, chegou a oito jogos sem sofrer gols na temporada, viu até Lucas Lima se reerguer com Felipão e, principalmente, o Tricolor tropeçar diante do lanterna Paraná Clube. No domingo, quando o Verdão entrar em campo no Beira-Rio, os são-paulinos já terão enfrentado o Ceará no Morumbi e um novo deslize alimentará ainda mais a esperança palmeirense.

FICHA TÉCNICA:
INTERNACIONAL X PALMEIRAS

Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data/Hora: 26 de agosto de 2018, às 16h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone e Carlos Henrique Cardoso de Souza (ambos do RJ)