Topo

Após confusões no Gauchão, presidente do Grêmio pede calma no Gre-Nal

Lucas Uebel/Grêmio
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

05/09/2018 13h26

O Grêmio está mobilizado para evitar incidentes extracampo no Gre-Nal da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Quatro dias antes do clássico no estádio Beira-Rio, o presidente Romildo Bolzan Jr. gravou vídeo onde faz apelo aos torcedores. A mensagem cita Ministério Público, Juizado Especial Criminal e órgãos de segurança e encerra com pedido por controle e fuga de provocações no próximo domingo.

Grêmio e Inter já se enfrentaram quatro vezes na temporada até aqui, com duas vitórias do time de Renato Gaúcho, um triunfo da equipe de Odair Hellmann e outro empate.

Em Gre-Nal válido pelo Campeonato Gaúcho, no início do ano, houve confusão entre torcedores nas áreas de acesso ao Beira-Rio. Também foi registrada depredação de cadeiras e arremesso dos assentos contra torcedores do Inter. A cena com protagonistas invertidos acabou ocorrendo na Arena, ainda pelo estadual.

"Reiteramos o nosso pedido que se controlem, que não haja necessidade de intervenção do Ministério Público, do Juizado Especial que estão ali cumprindo sua função. Que não tenha qualquer situação com a polícia. Que a gente não aceite provocação e nada que possa fazer o Gre-Nal se tornar algo que seja além de um grande clássico", disse Romildo Bolzan Jr.

O Beira-Rio receberá até 3.500 gremistas no domingo, dois mil deles no setor de torcida visitante e mais uma carga de ingressos para a chamada torcida mista, onde o público acessa o estádio na companhia de um rival.

Confira a mensagem de Romildo Bolzan Jr. na íntegra

Está se aproximando o Gre-Nal. Um dos jogos mais importantes do país e com rivalidade imensa. Tudo que nós precisamos é torcer adequadamente pelo nosso time, fazer a alegria do estádio e criar um bom ambiente de confraternização entre nós e a torcida do adversário. Fazer um jogo que celebre o futebol. Todos estão envolvidos nesse processo. O Grêmio, o Internacional,  Ministério Público, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar, O Ministério Público, enfim. Todos estão envolvidos para que tudo possa acontecer da melhor maneira possível. Esse jogo é importante para todos, principalmente para o Grêmio. E o Grêmio depende muito daqueles gremistas que estarão lá. Não importa o resultado, importa que a gente faça o nosso papel de torcedor. As relações com todos esses órgãos são importantes ao clube. Qualquer excesso é natural de situações que podem ser superadas, e aqui fica nossa homenagem ao Ministério Público. O que importa é que o jogo seja uma expressão de um jogo de futebol. Torcer, vibrar, incentivar. O Grêmio está ajustando meios para que isso aconteça. Principalmente os meios de transporte para quem quer ir ao Beira-Rio. Fica aqui essa lembrança, esse registro. O respeito a todas instituições que participam, o nosso compromisso de sempre colaborar e nossa torcida que vai incentivar. E reiteramos o nosso pedido que se controlem, que não haja necessidade de intervenção do Ministério Público, do Juizado Especial que estão ali cumprindo sua função. Que não tenha qualquer situação com a polícia. Que a gente não aceite provocação e nada que possa fazer o Gre-Nal se tornar algo que seja além de um grande clássico. Faço esse pedido do fundo do coração em nome da nossa instituição.