Topo

Botafogo evolui com três volantes e mostra caminho a ser seguido

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/09/2018 04h00

Após montar um time ofensivo e ser goleado pelo Grêmio na semana passada, o Botafogo mudou totalmente a estratégia. Diante do Cruzeiro, no Nilton Santos, o Alvinegro foi a campo com três volantes e empatou por 1 a 1, na última quarta-feira. Apesar de o resultado não ter sido dos melhores, o desempenho foi.

Em meio à crise, a melhora não deixa de ser uma boa notícia para o técnico Zé Ricardo. O treinador, inclusive, parece ter entendido que o time mais fechado é o melhor caminho a se seguir no atual momento do Botafogo. Jean, Rodrigo Lindoso e Bochecha foram os escolhidos, enquanto Matheus Fernandes e Leo Valencia ficaram no banco.

"O que muda são características de jogadores. Mesmo com três homens teoricamente... Lá no panfleto que recebemos, são volantes, mas a gente viu Bochecha, Lindoso e Jean finalizando. Lindoso chegando para cabecear”, disse Zé Ricardo.

A mudança de característica foi clara. Além de ter feito bom jogo e criado muitas oportunidades, o Alvinegro teve partida segura. O gol sofrido ocorreu em uma falha individual do goleiro Saulo, que aceitou chute de muito longe. Fora esse lance, o time quase não sofreu com o Cruzeiro.

“Fizemos boa partida. Apresentamos erros técnicos, que temos de corrigir. Se melhorarmos tecnicamente, vamos melhorar na construção do nosso jogo. Se tivesse que haver um vencedor, teria de ser o Botafogo”, finalizou.

Além do desempenho, outro elogio feito por Zé Ricardo foi com a entrega dos jogadores. O treinador havia reclamado dessa situação contra o Grêmio, em Porto Alegre. Diante do Cruzeiro, o discurso foi o oposto.

"Hoje foi o Botafogo que eu quero ver, os atletas e a torcida também. Não tem nada a ver com o último jogo. A vitória quase aconteceu, e isso tem que ser a nossa máxima no próximo jogo".

Com o empate, o Botafogo chega aos 26 pontos e assume a 14ª posição do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro volta a campo no domingo, quando encara o Fluminense, no Maracanã.