Topo

Zé Ricardo testou 22 atletas, mas ainda não definiu titulares do Botafogo

Siga o UOL Esporte no

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/09/2018 04h00

Desde que chegou, o técnico Zé Ricardo tem encontrado bastante dificuldade para dar uma sequência ao Botafogo. Até mesmo definir o time titular tem sido complicado para o treinador, que já utilizou 22 atletas para iniciar as oito partidas que teve sob seu comando.

Verdade seja dita, o técnico não pôde contar com jogadores importantes, como Jefferson ou Gatito Fernandez, e teve de utilizar o terceiro e quarto goleiros nas partidas. Além disso, várias dessas mudanças foram promovidas por necessidade – seja por lesão ou suspensão.

O fato é que até a partida contra o Fluminense 22 atletas foram utilizados como titulares. Outros três jogadores entraram no time vindo do banco, mas não tiveram a oportunidade de iniciar algum confronto: o volante Marcelo, o meia João Pedro e o atacante Ezequiel.

A maior dificuldade de Zé Ricardo é definir a escalação do meio de campo e no ataque. Matheus Fernandes, antes titular absoluto, hoje tem ficado no banco em algumas oportunidades. O mesmo ocorre com Pimpão.

No ataque, o treinador parece ainda mais sem saber o que fazer. Kieza, Brenner e Aguirre se revezam aleatoriamente, mas nenhum tem dado conta do recado.

"Não tem faltado empenho de nossa parte. Jogo [contra o Fluminense] teve nuances interessantes, de utilizar ou não a formação que iniciou, mas tentamos de todas maneiras. Não é exatamente a formação que define o resultado. Entendemos que entramos com a formação certa", disse Zé Ricardo.

O fato é que os números de Zé Ricardo são preocupantes. Nos oito jogos à frente do Botafogo, o comandante acumula quatro derrotas, duas vitórias e dois empates. Isso representa um aproveitamento de 33,33% dos pontos conquistados no período.

Veja os 22 atletas titulares com Zé Ricardo

Goleiros: Saulo e Diego
Laterais: Marcinho, Luis Ricardo, Moisés e Gilson
Zagueiros: Igor Rabello, Joel Carli, Yago e Marcelo Benevenuto
Volantes: Jean, Gustavo Bochecha, Rodrigo Lindoso e Matheus Fernandes
Meias: Leo Valencia, Renatinho e Luiz Fernando;
Atacantes: Rodrigo Pimpão, Brenner, Kieza, Erik e Aguirre