Topo

Goleiros rivais brilham e expõem baixas de Gatito e Jefferson no Botafogo

Gatito está próximo de retornar ao Botafogo e deve encarar o América-MG, no domingo - Satiro Sodré/SSPress/Botafogo
Gatito está próximo de retornar ao Botafogo e deve encarar o América-MG, no domingo Imagem: Satiro Sodré/SSPress/Botafogo

Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/09/2018 04h00

O Botafogo é talvez um dos times do Brasil mais bem servidos no gol com Jefferson e Gatito Fernandez disputando a vaga de titular. O problema é que a dupla tem sofrido com lesões, e o time já teve que utilizar até mesmo o quarto reserva, além de promover um júnior para o banco de reservas.

Enquanto isso, o Alvinegro ainda vê os goleiros rivais fazerem grandes partidas em seus jogos. Recentemente, Fábio foi o destaque no empate com o Cruzeiro. Foram pelo menos quatro defesas dificílimas que evitaram a vitória do Botafogo no Nilton Santos.

No duelo seguinte, contra o Fluminense, Júlio César fez um milagre no primeiro tempo, mas teve que ser substituído. Na etapa complementar, Rodolfo foi a campo, defendeu pênalti batido por Rodrigo Lindoso e confirmou a derrota do Alvinegro no Maracanã.

O jovem Saulo teve a oportunidade com uma sequência de jogo. Ele mostrou potencial, mas também que ainda não está pronto para assumir papel mais importante com a camisa do Botafogo. Foram 11 jogos, com duas vitórias (Chapecoense e Nacional-PAR), três empates (Paraná, Santos e Cruzeiro) e seis derrotas (Internacional, Nacional-PAR, Atlético-MG, Palmeiras, Grêmio e Fluminense), com 17 gols sofridos no período.

Quem está mais próximo de voltar aos gramados é Gatito Fernandez. O último jogo do goleiro foi no início do Brasileiro, contra o Sport, na Ilha do Retiro, em abril. Desde então, o paraguaio tem sofrido com uma lesão no punho direito e ainda não conseguiu se recuperar totalmente. A expectativa é que possa jogar no domingo, contra o América-MG, no Nilton Santos. Os treinos da semana serão decisivos.

Jefferson, por outro lado, ainda está longe de um retorno. Ele se machucou na derrota para o Flamengo e teve que usar uma proteção cervical por longo tempo. O goleiro só foi liberado para treinar após uma consulta na última segunda. Ainda não há uma previsão mais concreta, no entanto, de quando o goleiro estará disponível para o técnico Zé Ricardo.

Com 26 pontos, o Botafogo ocupa a 15ª posição do Campeonato Brasileiro. O time vive péssimo momento e está a apenas dois pontos do Sport, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. O Alvinegro volta a campo no domingo, quando receberá o América-MG no Nilton Santos.