Topo

Botafogo cai de rendimento pós-Copa e sofre cobranças antes de jogo crucial

Botafogo e América-MG se enfrentam no estádio Nilton Santos - Pedro Vale/Agif
Botafogo e América-MG se enfrentam no estádio Nilton Santos Imagem: Pedro Vale/Agif

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/09/2018 18h00

O sinal é de alerta. Sem vencer há três rodadas, o Botafogo beira a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e vê a partida contra o América-MG, neste domingo, às 11h, no estádio Nilton Santos, como crucial para se afastar do perigo e melhorar seu desempenho no pós-Copa do Mundo.

Depois do Mundial da Rússia, o Alvinegro teve uma queda considerável de aproveitamento, e foi de 47,2% para 36,1%. A posição incômoda resultou em tentativa de cobrança ao elenco, quando um grupo de cerca de 15 torcedores compareceu ao Nilton Santos na última quinta-feira com o objetivo de se reunir com os jogadores e a comissão técnica. Os funcionários do clube impediram o acesso dos torcedores e o volante Rodrigo Lindoso avaliou que essa não é a melhor maneira de cobrar.

“É evitar falar disso, porque, na minha opinião, foge ao futebol. Eu acho que devo ser cobrado, mas não posso ser tratado como bandido nem ser acuado. Sou profissional, tenho que ser cobrado quando dá certo e dá errado. Isso aí vai além do futebol que a gente imagina que é futebol. Ganhamos os jogos no dia a dia nos treinos. Vocês veem o nosso esforço grande nos treinos”, declarou o jogador em coletiva aos jornalistas.

Vivendo uma pressão própria, o técnico Zé Ricardo deixa claro que entende as reclamações, mas também pede apoio dos torcedores para a partida deste domingo. Até o momento, o setor Leste Inferior já está esgotado e os preços estão promocionais, variando entre R$ 5 e R$ 20.

“A gente entende que a pressão faz parte do meio do futebol. Acontece, e a gente tem que saber administrar. Entendo que faz parte e que a torcida tem direito de cobrar. É o maior patrimônio do clube. Essa pressão tem que vir junto com o apoio agora”, declarou.

E se os torcedores não conseguiram se reunir com os jogadores, os dirigentes, sim, conversaram com os atletas.

“A palavra da direção foi no sentido de mostrar que estão ao lado dos atletas. Conhecendo como eles conhecem os atletas, principalmente os que estão aqui mais tempo e que sempre deram resultado, a visita deles foi superimportante. De bicho não tratamos. O atleta não valoriza apenas o dinheiro. Valoriza sua carreira”, disse Zé Ricardo.

O treinador poderá fazer mudanças na equipe e deixou no ar a possibilidade de sacar o lateral direito Marcinho da equipe titular. O jovem tem sido vaiado.

BOTAFOGO X AMÉRICA-MG
Local
: Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 11h (horário de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Auxiliares: José Reinaldo Nascimento Júnior (DF) e Luciano Benevides de Souza (DF)

Botafogo
Saulo, Marcinho, Carli, Igor Rabello e Moisés; Jean, Rodrigo Lindoso e Valencia; Luiz Fernando, Kieza e Erik
Técnico: Zé Ricardo

América-MG
João Ricardo; Norberto, Matheus Ferraz, Messias e Carlinhos; Leandro Donizete, David, Juninho, Wesley e Matheusinho; Luan
Técnico: Adilson Batista