Topo

Ausência de Rodrigo Dourado já ocasionou derrota e cria dilema no Inter

Rodrigo Dourado em ação no clássico Gre-Nal. Jogador desfalca o Inter contra Chape - Ricardo Duarte/Inter
Rodrigo Dourado em ação no clássico Gre-Nal. Jogador desfalca o Inter contra Chape Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/09/2018 04h00

Rodrigo Dourado não enfrenta a Chapecoense e isso é um problema e tanto para o Inter. Com uma contusão no pé direito, o volante sequer viajou a Santa Catarina com os demais jogadores do grupo. E sem ele o Colorado sofre pela ausência de substituto.

O Inter sofreu na última vez que não contou com o atual capitão da equipe. Foi diante do América-MG, em Belo Horizonte. Odair Hellmann optou, então, por mudar o desenho tático da equipe e não entrou com outro volante. Segurou Patrick e Edenílson e abriu uma linha de armadores com Lucca, Pottker e Nico López dando suporte para Leandro Damião.

Mas o resultado acabou enfraquecendo o meio de campo e perdendo poder de defesa. O Colorado saiu derrotado de campo por 2 a 1.

"A gente pode ter outras opções. Vou esperar, pensar nas situações. Estamos observando. Vou estudar o jogo deles contra o Flamengo", disse o o treinador.

Agora, as opções que se apresentam, caso Odair opte por não mudar o sistema de novo, são Charles e Gabriel Dias. O problema é que o primeiro vem de uma lesão muscular na coxa esquerda e ficou um mês parado. O segundo, pelas poucas oportunidades no time, não joga desde a partida contra o Ceará, em julho. Ao todo soma apenas 181 minutos em campo no Brasileiro, divididos em seis jogos.

"(O Charles) fez quatro ou cinco treinamentos com a equipe. Depois de um período muito grande fora. É um volante de bom passe, que faz bem a função, jogou contra o São Paulo, fez boa partida. O Gabriel trabalhou mais lateralizado no Paraná, mas já jogou muito nessa função. São os dois volantes para essa situação, mas vamos pensar bem, estudar bem e ver o que a gente escolhe. Não foge muito da característica. O Charles tem bola de inversão longa a mais, mas o Gabriel também tem boa batida. Os dois têm tempos defensivos muito bons. São jogadores para a função, podem fazer", explicou o Odair.

Não é apenas pela mudança de formato ou a entrada de outro jogador que a ausência de Dourado pesa ao Inter. Mas pela boa fase do atual capitão do time. Um dos destaques do último Gre-Nal, a regularidade em atributos defensivos e a qualidade na saída de jogo o colocam como um dos pilares do time na campanha de líder do Brasileiro (ao menos até o início da rodada). 

Internacional e Chapecoense jogam na segunda-feira às 20h (de Brasília) na Arena Condá. Além de Dourado, o Colorado não conta com Rossi, suspenso.