Topo

Em alta, Cuca pede para não ser cobrado por G-6: "objetivo era outro"

Cuca pegou o Santos na 17ª colocação do Campeonato Brasileiro - Ale Cabral/AGIF
Cuca pegou o Santos na 17ª colocação do Campeonato Brasileiro Imagem: Ale Cabral/AGIF

Marcello De Vico

Do UOL, em Santos (SP)

16/09/2018 04h00

Quando Cuca foi apresentado pelo Santos, no dia 31 de julho, o time se encontrava na zona de rebaixamento (17ª colocação). Hoje, depois de 12 jogos com o treinador e uma sequência de oito partidas de invencibilidade, sendo sete delas sem sofrer gols, a equipe da Vila Belmiro já ocupa o oitavo lugar da tabela, ainda com um jogo a menos que a maioria das outras equipes. O foco mudou, mas o técnico faz questão de lembrar qual era o cenário inicial quando assumiu.

Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, Cuca fez questão de lembrar qual era o principal objetivo do Santos quando foi contratado e pede que todos tenham esta consciência quando o Campeonato Brasileiro, especialmente se o time não alcançar objetivos maiores como, por exemplo, conquistar uma vaga para a próxima Copa Libertadores, o que seria alcançado ficando entre os seis primeiros da competição.

“A gente tem uma margem de erro muito pequena. Se erra e perde jogos você está na zona de rebaixamento, sua torcida se revolta com você, a pressão aumenta, o time quando é jovem como o nosso sente muito mais e você tem que andar dentro desse furacão tendo que vencer jogos. Graças a Deus a gente conseguiu vencer jogos importantes e se estabilizar”, afirma.

Vamos olhar bem para trás e ver tudo que a gente passou"

“Estamos em oitavo no campeonato, um jogo a menos, mas eu lembro sempre: o objetivo do Santos número 1 era permanecer na primeira divisão. Que a gente tenha isso em mente porque mais tarde se a gente acabar o campeonato em sétimo, oitavo, que não venham críticas. ‘Pô, terminou em sétimo, oitavo’. Vamos olhar bem para trás e ver tudo que a gente passou, que era um ano muito complicado”, acrescenta o treinador santista.

Cuca destaca que, diante de seu elenco, faz parte motivar os jogadores para que os maiores objetivos sejam alcançados. O técnico recorda, porém, que, apesar da melhora considerável ao longo da competição desde a sua chegada, ainda não há nada definido na competição.

“A gente vende essa imagem para o jogador, de acreditar que a gente vai para uma Libertadores, mas a gente nunca sabe o que vai acontecer, sempre tem um receio. Você sempre olha a tabela com os seus adversários querendo puxar o teu calcanhar querendo te passar. Então a gente tem que estar atento a isso, não tem nada consumado. Qualquer vacilo eles podem te passar, a gente tem que estar ligado”, completa o comandante alvinegro.

Com 12 jogos no comando do Santos, Cuca acumula cinco vitórias, cinco empates e duas derrotas. No segundo turno do Campeonato Brasileiro, o time aparece na segunda colocação, com 11 pontos em cinco jogos – atrás apenas do Palmeiras, que soma 13.