Topo

Ex-corintiano estreia com gol e pode mudar perfil da lateral do Grêmio

Siga o UOL Esporte no

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/09/2018 04h00

Juninho Capixaba deixou uma boa impressão. Em sua estreia, o ex-corintiano marcou um gol e participou de boas jogadas de ataque. Com 21 anos, o jogador pode mudar o perfil da lateral esquerda do Grêmio, mas apenas em jogos do Brasileiro.

Como foi inscrito pelo Corinthians na Libertadores, Juninho não poderá ao menos fazer sombra para Bruno Cortez na competição continental. A ausência freia qualquer possibilidade de sequência, mesmo que a primeira atuação tenha sido positiva.

De qualquer forma, no plano de seguir disputando o título brasileiro, a participação do jogador foi importante para o técnico Renato Gaúcho. Contratado em julho, ele teve problemas de lesão, perdeu espaço e só conseguiu estrear neste sábado.

Mas logo de cara mostrou que o empenho poderia suprir a falta de entrosamento. Até então, as partidas dele tinha sido apenas pelo Brasileiro de Aspirantes. No começo da partida contra o Paraná já driblou um adversário pela esquerda e cruzou para Thonny Anderson, que obrigou o goleiro Richard a uma difícil defesa.

Em seguida tentou o gol após uma rebatida e por pouco não marcou. Na etapa final recebeu cruzamento de Alisson e fez, de cabeça, o gol que definiu a vitória por 2 a 0.

"O Juninho fez uma grande estreia, foi muito bem até pelo tempo que não vinha jogando. No gol dele, eu havia dito para entrar na área porque cabeceia bem, ele foi feliz, isso é mérito todo dele", disse o técnico Renato Gaúcho. "Ele vinha treinando bem, vem evoluindo. Chegou a oportunidade dele, fez uma bela partida e foi premiado pelo gol", elogiou o diretor de futebol Alberto Guerra.

Mudar o perfil da lateral

Em relação aos outros dois laterais esquerdos do Grêmio, Capixaba muda um pouco o perfil. Tanto Marcelo Oliveira quanto Bruno Cortez são jogadores de força e imposição física. Ambos se destacam mais em atributos defensivos do que ofensivos e abusam da condição atlética privilegiada.

Já Capixaba é mais baixo, menos forte e se destaca pela técnica. Tem no cruzamento, no drible e na capacidade de entrar na área para concluir as principais características. Foi assim que se destacou pelo Bahia e foi comprado pelo Corinthians, que o emprestou ao Grêmio até maio do ano que vem. Há ainda, previsto em contrato, cláusula de compra no fim do período.