Topo

Contra Chape, Inter busca voltar à ponta e coroar rodada quase perfeita

Leandro Damião volta ao ataque do Inter para melhorar rendimento do time - Ricardo Duarte/Inter
Leandro Damião volta ao ataque do Inter para melhorar rendimento do time Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Do UOL, em Porto Alegre

17/09/2018 04h00

O Inter pode se isolar na liderança do Brasileiro caso empate com a Chapecoense nesta segunda-feira (17) às 20h (de Brasília), na Arena Condá. Mas para isso, precisa reverter a queda no número de gols. Com apenas quatro em cinco jogos no returno, encontrar o caminho das redes com maior frequência é a tarefa colorada para seguir sonhando com o título.

O São Paulo assumiu o primeiro lugar ao empatar com o Santos no domingo. A igualdade sem gols da Vila Belmiro deixou o Tricolor com 50 pontos contra 49 do Colorado. Ou seja, basta não perder para reassumir o topo. Uma vitória dá ao time gaúcho a liderança isolada. De quebra, os gaúchos ainda viram o empate de mais dois adversários na briga pelo título: Flamengo (contra o Vasco) e Palmeiras (diante do Bahia). Dos seis primeiros, só o Grêmio ganhou no fim de semana. 

Mas para coroar uma rodada quase perfeita o Inter precisa de gols. Diante da Chapecoense, time que jamais venceu como visitante no Brasileiro, o Colorado procura alternativas ofensivas.

Foram apenas quatro gols em cinco jogos de returno. Marcados em três jogos, já que duas vezes o time gaúcho ficou no 0 a 0, contra Palmeiras e Cruzeiro. O Flamengo sofreu dois (Dourado e Pottker), o Grêmio um (Edenílson) e o Bahia também um (Patrick).

Ao todo, o Inter tem 31 gols em 24 jogos no Brasileiro, média de 1,29 por partida. No começo do returno, com quatro em cinco jogos, a média cai para 0,8 por jogo.

O que sustenta a boa campanha, de três vitórias e dois empates, é a defesa. Neste período apenas um gol sofrido, de Vitinho, no 2 a 1 sobre o Flamengo. Nos últimos nove jogos, apenas esta vez a bola balançou as redes de Marcelo Lomba.

De toda forma, comparado-se com ele mesmo no primeiro turno, o Inter cresceu. Na mesma fatia de jogos, o Colorado tinha marcado apenas dois gols, ambos diante do Bahia na estreia do Brasileiro. Não balançou as redes de Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio. E ainda havia somado apenas cinco pontos. Agora são 11.

Contra o Grêmio, sem conseguir o melhor rendimento ofensivo, o gol veio em uma jogada trabalhada nos treinamentos fechados. A entrada de um dos jogadores de meio-campo na área para surpreender a defesa rival em cruzamento. Deu certo. A estratégia faz parte do trabalho para ampliar o repertório de ataque e evitar que as jogadas da equipe fiquem conhecidas pelos adversários.

"Não foi um cruzamento, foi um passe em projeção no espaço. A infiltração do companheiro é muito importante, tem acontecido porque o jogador que atua por dentro tem essa liberdade. A gente tem conseguido êxito nessas situações e vamos continuar exercitando esta situação. É difícil para o adversário que usa o centroavante como referência. O cara que vem de trás é sempre uma surpresa e essa jogada se torna perigosa. Quando se está em fase de ataque, se precisa preencher a área", explicou o técnico Odair Hellmann.

O retorno de Leandro Damião, que recuperou 100% de sua condição após os problemas de lesão nas costas, também pode pesar positivamente para que os gols saiam com maior frequência.

"Damião está com mais tempo de treino. Está inserido normalmente nos trabalhos. Faz os trabalhos que tem que fazer, mas está inserido normalmente no trabalho. Fica a critério nosso", completou o treinador.

FICHA TÉCNICA
CHAPECOENSE X INTERNACIONAL

Data e hora: 17/09/2018 (Segunda-feira), às 20h (Brasília)
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Transmissão na TV: Sportv e PPV
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone e Carlos Henrique de Lima e Filho (ambos do RJ)

CHAPECOENSE: Jandrei; Eduardo, Rafael Thyere, Nery Bareiro e Bruno Pacheco; Elicarlos, Marcio Araújo, Diego Torres e Doffo; Victor Andrade e Leandro Pereira.
Técnico: Guto Ferreira

INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Gabriel Dias (Charles), Edenílson, Patrick, William Pottker e Nico López; Leandro Damião.
Técnico: Odair Hellmann