Topo

Santos evolui com Cuca, mas segue sem vencer adversários que 'sonham alto'

Santos só venceu no Brasileiro times que estava abaixo da 10ª posição - RODOLFO BUHRER/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Santos só venceu no Brasileiro times que estava abaixo da 10ª posição Imagem: RODOLFO BUHRER/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Santos (SP)

20/09/2018 04h00

O Santos colhe frutos da evolução apresentada desde a chegada de Cuca. O time, que ocupava a 17ª posição do Campeonato Brasileiro quando o treinador foi apresentado e lutava para deixar a zona de rebaixamento, não leva gols há oito jogos, está invicto há nove, é o nono colocado, mesmo com um jogo a menos que os demais, e já fala em buscar uma vaga para a Libertadores do ano que vem. Ainda assim, não dá para dizer que tudo está bem. Além de não marcar gols em três dos últimos cinco jogos e sofrer certa dependência de Gabigol, o time continua devendo contra as equipes que ocupam a parte de cima da tabela - ainda não venceu nenhuma.

De todas as oito vitórias conquistadas pelo Santos no Brasileiro, nenhuma delas foi sobre algum adversário que, na ocasião, estava no G-10 - ou seja, entre os dez primeiros colocados da tabela. Todos os triunfos, até aqui, foram contra times que estavam ou no meio da tabela, brigando para deixar a zona de rebaixamento ou lutando para se afastar dela.

Depois de estrear no Brasileiro com vitória sobre o Ceará (2 a 0), o triunfo seguinte aconteceu na quinta rodada, contra o Paraná (3 a 1), que já se encontrava na lanterna. O terceiro resultado positivo veio na nona rodada: goleada por 5 a 2 sobre o Vitória, então 16º colocado. Dez dias depois, pela 12ª rodada, o Santos conquistou a sua primeira vitória fora de casa, sobre o Fluminense (1 a 0), que, na época ocupava a 11ª posição da tabela do Brasileirão.

As quatro vitórias seguintes vieram já com Cuca no comando: 3 a 0 sobre o Sport, então 14º colocado, pela 19ª rodada; 2 a 0 contra o Bahia, que ocupava o 11º lugar no início da 21ª rodada; 3 a 0 sobre o Vasco, que era o 15º, pela 22ª rodada, e mais um triunfo sobre o ainda lanterna Paraná, este por 2 a 0, pela 24ª rodada.

No domingo (23), o Santos tem a chance de mudar essa história, já que enfrenta o Cruzeiro, atual sétimo colocado, no Mineirão. O jogo, válido pela 27ª rodada, acontece às 19h.

As vitórias do Santos e as posições em que os rivais estavam:

1ª rodada – Santos 2 x 0 Ceará
5ª rodada – Santos 3 x 1 Paraná (20º)
9ª rodada – Santos 5 x 2 Vitória (16º)
12ª rodada – Fluminense (11º) 0 x 1 Santos
19ª rodada – Santos 3 x 0 Sport (14º)
21ª rodada – Santos 2 x 0 Bahia (11º)
22ª rodada – Vasco (15º) 0 x 3 Santos
24ª rodada – Paraná (20º) 0 x 2 Santos