Topo

Em jogo com sete gols, Atlético-MG vira sobre o Sport no Independência

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

30/09/2018 17h50

Após ficar dois jogos sem vencer e se distanciar dos cinco primeiros colocados, o Atlético-MG contou com a força do Horto para golear o Sport, que estreou o técnico Milton Mendes, e triunfar por 5 a 2. O placar do jogo foi construído ainda no primeiro tempo e teve uma contribuição decisiva do zagueiro Durval, expulso.

Com um gol contra, Leonardo Silva inaugurou o marcador no Independência. Elias, Fábio Santos, Emerson e Cazares viraram para o Galo ainda antes do intervalo. Na etapa final, Michel Bastos descontou para os pernambucanos, mas Ricardo Oliveira marcou o quinto e fechou a conta.

Com o resultado, o Atlético vai aos 45 pontos, abre oito de diferença para o rival Cruzeiro (sétimo colado) e diminui para quatro a diferença contra o Flamengo (quinto colocado). Em penúltimo, o Sport emplaca seu quinto jogo sem vitória e permanece com 24 pontos.

Quem foi bem: Frequentemente questionado por causa do 'efeito vagalume', Cazares voltou a ganhar uma oportunidade como titular, mas dessa vez rendeu bem. Outros jogadores se destacaram na goleada, mas o equatoriano cumpriu bem sua função de principal organizador do time. Deixou o campo aplaudido com um gol e uma assistência na conta.

Quem foi mal: o zagueiro Durval viveu uma péssima tarde e esteve diretamente envolvido em alguns gols do Atlético. Além de ter feito o pênalti que virou o jogo para os mineiros, o defensor ainda deu espaço para Emerson finalizar no terceiro gol e falhou feio no quarto tento alvinegro. Para terminar, voltou a ser expulso após quatro anos (desde maio de 2014) e deixou o campo com pouco mais de 30 minutos.

Bancado por Mendes, Michel Bastos ‘rouba’ gol contra, mas marca de cabeça

Até a chegada de Milton Mendes, Michel Bastos estava treinando separado do grupo por causa de indisciplina no Sport. Reintegrado com o treinador, o meia jogou caindo pela esquerda, se esforçou, mas pouco conseguiu ajudar. No lance que abriu o placar do jogo, saiu comemorando como se tivesse balançado as redes, mas o gol foi creditado para Leonardo Silva, contra. No segundo tempo, o jogador ainda subiria sozinho dentro da área e, dessa vez, deixaria sua marca.

Chará vira termômetro do Galo e inicia reação

Yimmi Chará foi o principal jogador do Atlético nos primeiros minutos. Destemido, o colombiano foi pra cima do adversário e confundiu a marcação atacando pelas pontas direita e esquerda. Perigoso no mano a mano, chegou com muita intensidade por duas vezes antes mesmo dos cinco minutos. Aos oito, foi dele a assistência para Elias marcar e deixar tudo igual.

Sequência de erros gera gols e tira Durval de campo

Em oito minutos, o zagueiro cometeu uma sucessão de erros que decretou a derrota do Leão e sua saída mais cedo de campo. Primeiro, foi infeliz ao tocar o braço na bola e cometer o pênalti, convertido por Fábio Santos. Em seguida, deu espaço suficiente para Emerson dominar a bola dentro da área e fazer o terceiro do Galo. Dois minutos mais tarde, não se entendeu com o goleiro Magrão, falhou feio e entrou o quarto gol atleticano de presente para o meia Cazares. Para completar, fez uma falta dura em Ricardo Oliveira e recebeu o segundo cartão vermelho aos 32 minutos do primeiro tempo.

Sport esboça reação, mas Ricardo Oliveira faz seu 11º gol no Brasileiro

Com três gols de vantagem, o Atlético voltou mais leve no segundo tempo. Embora não deixasse de atacar, apresentou um relaxamento em campo e logo foi castigado por isso, com Michel Bastos subindo sozinho e marcando o segundo gol do Sport. A torcida cobrou, o clube voltou a intensificar suas ações e chegou ao quinto. Em ótimo passe de Cazares, Ricardo Oliveira saiu na cara do gol e não desperdiçou. Foi o 11º gol do atacante no campeonato, vice-artilheiro do Brasileirão. 5 a 2 placar final.

ATLÉTICO-MG 5x2 SPORT

Motivo: 27ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 30/09/2018, ás 16h (de Brasília)
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Adicionais: Rodrigo Gomes Paes Domingues (SP) Rafael Gomes Félix da Silva (SP)

GOLS: Michel Bastos, 6'1ºT (0-1), Elias, 8'1ºT (1-1), Fábio Santos, 25'1ºT (2-1), Emerson, 27'1ºT (3-1), Cazares, 29'1ºT (4-1), Michel Bastos, 11'2ºT (4-2), Ricardo Oliveira, 24'2ºT (5-2)
Cartões amarelos: Maidana (CAM), Durval, Sander, Marcão, Gabriel (SPO)
Cartão vermelho: Durval (SPO).
Público/Renda: 22.654 presentes/R$252.708,00.

Atlético-MG: Victor; Emerson, Leonardo Silva, Iago Maidana e Fábio Santos; Zé Welison, Elias (Matheus Galdezani, 34'2ºT); Cazares (Nathan, 27'2ºT), Chará e Luan (Edinho, 40'2ºT); Ricardo Oliveira. Técnico: Thiago Larghi.

Sport: Magrão; Ernando, Ronaldo Alves, Durval e Sander; Marcão Silva, Jair, Marlone (Andrigo, 40'2ºT), Michel Bastos e Mateus Gonçalves (Gabriel, 6'2ºT); Rafael Marques (Raul Prata, 37'1ºT). Técnico: Milton Mendes.