Topo

Ceará vira em 3 minutos, vence Chapecoense e deixa zona de rebaixamento

Do UOL, em São Paulo

30/09/2018 20h55

Ceará e Chapecoense entraram em campo neste domingo (30) já sabendo que a vitória bastaria para sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Os visitantes começaram melhor no Castelão e abriram o placar, mas os donos da casa viraram em três minutos, marcaram mais um e ficaram com o triunfo por 3 a 1, em duelo da 27ª rodada. Doffo fez para a Chape, enquanto Valdo, Arthur e Leandro Carvalho mudaram a história do jogo.

A equipe alvinegra chega aos 30 pontos e sobe para o 15º lugar, enquanto o time catarinense estaciona nos 28 pontos e é o 18º até o momento.

A Chape volta a jogar no sábado (6), quando recebe o Atlético-MG, enquanto o Ceará só retorna a campo na segunda-feira (15 de outubro) na partida em casa contra o Botafogo.

Os melhores: Valdo e Arthur

O zagueiro Valdo e o atacante Arthur foram os grandes nomes do jogo. Primeiro, o defensor salvou o Ceará ao evitar o segundo gol da Chape e, pouco depois, empatou o duelo após passe de Arthur. Já o atacante fez bela jogada individual e virou para os donos da casa pouco depois.

O pior: Jandrei

O goleiro teve noite infeliz e falhou em dois gols do Ceará. Na virada, ele não segurou chute de Arthur. É verdade que a finalização foi forte, mas a bola veio em cima de Jandrei. Depois, não evitou chute rasteiro de Leandro Carvalho no canto do goleiro.

Márcio Araújo sai machucado no 1º tempo

O volante da Chapecoense caiu com dores aos 16 minutos e foi atendido. Márcio Araújo voltou a campo, mas, quatro minutos mais tarde, precisou ser substituído por Canteros.

Ceará cria primeiras chances com Quixadá

O jogo começou devagar, com poucas chegadas ao ataque, mas foram os donos da casa que criaram perigo pela primeira vez. Aos 23 minutos, Quixadá puxou para a direita e bateu, mas Jandrei fez a defesa sem grandes dificuldades. Pouco depois, o goleiro agarrou a bola após novo chute de Quixadá.

Chape abre o placar no primeiro tempo

A Chapecoense tinha a bola, mas não conseguia transformar a posse em boas chegadas ao gol. Isso mudou aos 34 minutos, quando Nery cruzou da esquerda, e Everson cortou, mas a bola sobrou para Doffo, que bateu sem goleiro para abrir o placar no Castelão.

Quase o empate do Ceará

Na reta final do primeiro tempo, Arthur escorou de cabeça após cruzamento na área, e a bola raspou o travessão antes de sair.

Valdo salva o Ceará

Logo no começo da etapa final, a Chapecoense teve grande chance para fazer o segundo gol. Após chutão para a frente, Everson saiu mal do gol, e a bola sobrou para os visitantes. Sem goleiro, o zagueiro Valdo salvou chute quase em cima da linha.

Virada em três minutos

Depois de quase levar o segundo, o Ceará precisou de apenas três minutos para virar o jogo. Aos 10, o mesmo Valdo aproveitou cruzamento na área e desviou para o gol. Já aos 13, Arthur disparou pelo lado direito, entrou na área e bateu forte. Jandrei aceitou e viu a virada dos donos da casa.

Leandro Carvalho dá números finais

O Ceará continuou melhor no segundo tempo e foi premiado com o terceiro gol. Aos 31 minutos, Samuel Xavier tocou para Leandro Carvalho, que carregou a bola e bateu rasteiro por baixo das pernas de Jandrei.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ 3 X 1 CHAPECOENSE

Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Data-Hora: 30/9/2018 - 19 h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho (FIFA-GO) e Guilherme Dias Camilo (FIFA-MG)
Cartões amarelos: Arnaldo, Leandro Carvalho, Arthur e Luiz Otávio (Ceará); Bruno Pacheco, Canteros, Eduardo, Victor Andrade e Rafael Thyere (Chapecoense)
Gols: Doffo, aos 34 do 1º tempo, Valdo, aos 10 do 2º tempo, Arthur, aos 13 do 2º tempo, e Leandro Carvalho, aos 31 do 2º tempo

CEARÁ: Everson; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Valdo e Felipe Jonathan; Edinho, Richardson, Juninho Quixadá (Ricardinho) e Calyson; Arthur (Ricardo Bueno) e Leandro Carvalho (Eder Luis).
Técnico: Lisca.

CHAPECOENSE: Jandrei; Eduardo, Rafael Thyere, Nery Bareiro e Bruno Pacheco; Elicarlos, Márcio Araújo (Canteros) e Diego Torres (Vinicius); Doffo, Victor Andrade (Bruno Silva) e Leandro Pereira. Técnico: Guto Ferreira.