Topo

Salvação? Everton volta, mas aproveitamento do SP sem atacante muda pouco

Siga o UOL Esporte no

Do UOL, em São Paulo

01/10/2018 04h00

Depois de cair da primeira para a terceira colocação do Campeonato Brasileiro, o São Paulo deverá contrar com um reforço de peso no clássico contra o novo líder Palmeiras, no próximo sábado, no Morumbi. Em entrevista coletiva após o empate por 2 a 2 com o Botafogo, neste domingo (30), no Rio de Janeiro, o técnico Diego Aguirre disse que vai contar com Everton.

O meia-atacante está em reta final de recuperação de uma fibrose na coxa esquerda que o tirou dos empates contra América-MG em casa, além da partida contra o time carioca. Antes, ele já havia ficado de fora por lesão das partidas contra Fluminense (empate por 1 a 1 em casa), Atlético-MG (1 a 0 fora) e Bahia (triunfo por 1 a 0 em casa), todas pelo segundo turno do torneio nacional.

As seguidas ausências de Everton, maior "garçom" do São Paulo no Brasileiro, com seis assistências, e autor de cinco gols, coincidem com a queda de rendimento do time desde que a segunda parte do torneio começou - só dois triunfos em oito jogos. Mas, na frieza dos números, a presença do camisa 22 não é tão determinante para o aproveitamento tricolor aumentar.

Antes de desfalcar o time de Aguirre em cinco jogos do returno, Everton ficou de fora de apenas dois compromissos nas primeiras 19 rodadas do Brasileirão: vitórias contra o Paraná (1 a 0) e Corinthians (3 a 1). Desta forma, o aproveitamento do São Paulo em sete confrontos sem ele é de 57,14% - três vitórias, três empates e uma derrota.

Já nas 20 partidas em que teve o meia-atacante em campo pela competição, o São Paulo acumulou 11 vitórias, sete empates e duas derrotas, um aproveitamento ligeiramente melhor, de 66,6% dos pontos disputados. 

“O Arboleda cumpriu suspensão e o Everton vai estar à disposição também. Isso é importante, na reta final contarmos com todos”, disse Aguirre sobre a volta de Everton contra o Palmeiras, citando também o reforço do zagueiro equatoriano.

Substituto deu conta no Rio de Janeiro

Contra o Botafogo, o escolhido de Aguirre para substituir Everton foi Reinaldo. Em alta com a torcida, o jogador atuou pelo lado esquerdo do ataque, enquanto Edimar assumiu a lateral.

O camisa 14 foi um dos melhores do time tricolor na partida, com boa movimentação e sendo bastante acionado. Ele ainda cobrou a falta que terminou em gol de Gonzalo Carneiro, após rebote do goleiro Saulo. 

"Minha escalação na frente não é nenhuma novidade. Sempre que o professor Aguirre precisa, eu estou disposto a ajudar, seja na frente ou na lateral. O importante é ajudar o São Paulo e hoje (domingo) mais uma vez fiz meu trabalho bem feito", comentou.

Com a volta de Everton, Reinaldo retorna para a sua posição original contra o Palmeiras. "Clássico é um jogo à parte. Será mais uma final para a gente, das 11 que temos pela frente. Vamos descansar e trabalhar durante a semana para fazer o nosso dever de casa", projetou o lateral.