Topo

Inter sofre com desfalques na defesa e vê crescer número de gols sofridos

Rodrigo Moledo (e) e Victor Cuesta (d) estão fora do próximo jogo, contra o Sport - Marcello Zambrana/AGIF
Rodrigo Moledo (e) e Victor Cuesta (d) estão fora do próximo jogo, contra o Sport Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

03/10/2018 04h00

O Internacional havia levado apenas um gol no returno do Campeonato Brasileiro quando começou a enfrentar uma série de problemas na defesa. Forçado a trocar várias peças do setor, o técnico Odair Hellmann procura alternativas para conter o crescimento no número de gols sofridos e evitar que isso atrapalhe o rendimento da equipe na decisiva reta final.

Marcelo Lomba não levou gols nos três primeiros jogos do returno, contra Cruzeiro, Bahia e Palmeiras. Em seguida, veio o primeiro gol sofrido, contra o Flamengo. Depois, o goleiro ficou novamente sem ser vazado contra o Grêmio, mantendo um dos melhores retrospectos defensivos do Brasileiro.

No duelo com o Tricolor, já havia ocorrido uma alteração na defesa com a entrada de Uendel no lugar de Iago. E os problemas começaram a surgir como reflexos do clássico. Rodrigo Dourado, principal "protetor" do gol vermelho, teve uma contusão no pé direito e perdeu a partida seguinte, contra a Chapecoense. Nela, o Inter sofreu dois gols.

As consequências da partida contra os catarinenses não ficaram apenas na falta de pontos somados na tabela, já que Victor Cuesta foi expulso e Rodrigo Moledo se lesionou. Com um quadro muscular na coxa esquerda, ele precisou ser afastado de jogos e treinos por um mês.

Contra o Corinthians, com Emerson Santos e Klaus, o Inter errou na bola aérea defensiva em escanteio e levou mais um gol, saindo de São Paulo com empate.

No compromisso seguinte, contra o Vitória, Emerson Santos foi parceiro de Cuesta na zaga. Para tentar melhorar a capacidade defensiva do time, Fabiano substituiu Zeca. Mas a suspensão de Patrick forçou o técnico Odair Hellmann a abrir mão do esquema 4-1-4-1, que reforça a marcação. Optando por D'Alessandro no meio, o treinador retirou um jogador de ações defensivas mais fortes e acabou sofrendo mais um gol. Em um lance que parecia despretensioso, Emerson Santos falhou e marcou contra.

Com isso, foram quatro gols sofridos nos últimos três jogos. Desde que passou a ter que alterar a principal capacidade de seu time, o Colorado multiplicou falhas e por pouco não viu oscilar a boa campanha realizada até o momento. Ainda assim, segue como segunda melhor defesa do Brasileirão com 17 gols sofridos, três a mais do que o Grêmio, que lidera o quesito.

Para a próxima partida, as trocas na defesa serão ainda maiores. Moledo segue lesionado, e Cuesta está suspenso. Patrick volta, mas Edenílson também está fora por conta do terceiro amarelo.

A tendência aponta para permanência de D'Alessandro na equipe, com Patrick e Rodrigo Dourado sendo os volantes. Porém, é possível que Gabriel Dias, Charles ou até mesmo Zeca improvisado apareçam no meio-campo. A zaga será novamente formada por Klaus e Emerson Santos. Fabiano deve seguir na lateral. 

"Toda equipe tem coisas para corrigir. Mas eu sempre digo que nós queremos corrigir ganhando. Quem perde não tem tempo para corrigir. Mas todo time precisa melhorar sempre", disse o técnico Odair Hellmann. "Sofremos gols nas últimas partidas, mas fizemos também. Se fizermos sempre dois e sofrermos um, saímos vitoriosos. A defesa era um ponto positivo do nosso time, temos que valorizar todos, os da frente que nos ajudam bastante, a defesa... E continuar trabalhando para melhorar sempre em busca da vitória", completou o lateral-direito Fabiano.

O Inter volta a campo nesta sexta-feira para encarar o Sport. A partida será na Ilha do Retiro às 19h (de Brasília).