Topo

Grêmio planeja força máxima contra Bahia e Palmeiras de olho na liderança

Grêmio pretende usar time titular para seguir na briga ou, no mínimo, ter "gordura" - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Grêmio pretende usar time titular para seguir na briga ou, no mínimo, ter 'gordura' Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

04/10/2018 04h00

O Grêmio pretende usar todos os titulares que puder contra Bahia e Palmeiras, seus dois próximos adversários pelo Campeonato Brasileiro. Depois de golear o Atlético Tucumán-ARG, o time gaúcho tem evitado falar maciçamente da semifinal da Libertadores. A ordem é cravar os olhos na disputa pelo topo de cima da classificação do Nacional.

A ideia do Grêmio é simples, mas não significa necessariamente que será fácil. Com força máxima, Renato Gaúcho pretende aumentar as chances de título no Brasileirão.

De acordo com o site Chance de Gol, o Grêmio 10,1% de probabilidade de ser campeão. O time gaúcho, no entanto, acumula três vitórias seguidas e entende que cresceu nas últimas semanas. Essa evolução injeta ânimo para jogar sem preservações.

A próxima partida acontece sábado, às 21h (Brasília), em Porto Alegre. O jogo com o Palmeiras é dia 14, no Pacaembu, e em 20 de outubro o Grêmio visita o América-MG. A primeira partida da semifinal da Libertadores, contra o River Plate, deve ser confirmada para o dia 24. Entre os duelos mata-mata, há jogo com o Sport em Porto Alegre.

Contra o Bahia, neste sábado, o time deve ser muito semelhante ao do jogo com o Tucumán. Ramiro, que sentiu desconforto muscular, pode ser preservado para evitar lesão. Maicon, suspenso na Libertadores, deve ocupar o lugar de Matheus Henrique.

Kannemann e Everton jogarão com certeza. O zagueiro foi convocado pela seleção argentina para os amistosos contra Iraque e Brasil e não atuará contra o Palmeiras. Já o meia-atacante foi chamado por Tite, mas o Grêmio ainda nutre esperança de que ele seja liberado.

Com 50 pontos, o Grêmio evita fazer projeções sobre meta de pontuação para ficar com a taça. Ao mesmo tempo, o uso de titulares agora pode render uma espécie de gordura para rodadas futuras em que os titulares possam ser preservados por conta da Libertadores. Em caso de queda no torneio sul-americano, a atenção se volta totalmente ao Brasileirão, e as vitórias de agora servirão, se vierem, de auxílio para um pique na reta final em busca do título.