Topo

Grêmio recebe o Bahia e pode chegar perto de marca obtida com Felipão

Renato Gaúcho pode ver o Grêmio atingir série histórica contra o Bahia - Lucas Uebel/Grêmio
Renato Gaúcho pode ver o Grêmio atingir série histórica contra o Bahia Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

06/10/2018 04h00

O Grêmio joga contra o Bahia, neste sábado (6), para aumentar as chances de título no Campeonato Brasileiro ou, ao menos, criar gordura de pontos na briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América. Mas o duelo válido pela 28ª rodada do Nacional também dá a chance de o time atual se aproximar da mais recente grande série de vitórias da história do clube.

Em 2015, sob o comando de Felipão, o Grêmio acumulou sete vitórias consecutivas. Foi no início da temporada, em jogos de Campeonato Gaúcho e Copa do Brasil.

Em 2016, com Roger Machado e depois Renato Gaúcho, o Grêmio não conseguiu chegar perto dessa série. No ano passado também não. Agora, o time tem cinco vitórias somando Brasileiro e Libertadores.

As duas sequências de vitórias, de 2015 e 2018, têm algo em comum. Com Scolari, o Grêmio empilhou êxitos após um Gre-Nal. Com Renato Gaúcho, o tricolor também venceu todas depois de visitar o Internacional. A diferença: lá atrás houve empate, e mais recentemente derrota.

Depois de voltar ao Grêmio no segundo semestre de 2014, Felipão ajudou no início do trabalho de renovação do elenco. Em meio a esse processo, o time venceu Caxias, Ypiranga-RS, Cruzeiro, Lajeadense, Novo Hamburgo, São Paulo-RS e Campinense-PB. Naquele ano, chegou a ficar 13 partidas sem perder.

Contratado em setembro de 2016, Renato Portaluppi injetou ânimo e alterou pontos específicos do estilo de jogo do Grêmio. Venceu a Copa do Brasil e, desde a caminhada final ao título, implantou método que dá atenção plena aos jogos de mata-mata. Como consequência, tem resultados distintos em jogos do Brasileirão antes, no meio ou depois dos duelos eliminatórios.

Diante do Bahia, no entanto, o Grêmio vai usar força máxima. A estratégia se justifica, também, pela data do jogo de ida da semifinal da Libertadores. A Conmebol confirmou o duelo em Buenos Aires para o dia 23 de outubro (terça-feira). Até lá, o Campeonato Brasileiro será prioridade.

Sequência de vitórias em 2015

Grêmio 3 x 1 Caxias (Gauchão)
Ypiranga-RS 0 x 1 Grêmio (Gauchão)
Grêmio 1 x 0 Cruzeiro-RS (Gauchão)
Grêmio 2 x 0 Lajeadense (Gauchão)
Novo Hamburgo 0 x 1 Grêmio (Gauchão)
Grêmio 2 x 0 São Paulo-RS (Gauchão)
Campinense 1 x 2 Grêmio (Copa do Brasil)

Sequência de vitórias em 2018

Grêmio 2 x 0 Paraná (Campeonato Brasileiro)
Tucumán 0 x 2 Grêmio (Libertadores)
Grêmio 3 x 2 Ceará (Campeonato Brasileiro)
Fluminense 0 x 1 Grêmio (Campeonato Brasileiro)
Grêmio 4 x 0 Tucumán (Libertadores)

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X BAHIA

Data e hora: 06/10/2018 (sábado), às 21h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV e Sportv
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia e Victor Hugo Imazu dos Santos (ambos do PR)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Leonardo Gomes, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Cícero (Thaciano), Alisson, Luan e Everton; Jael. 
Técnico: Renato Gaúcho

BAHIA: Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Jackson e Léo; Nilton, Gregore, Zé Rafael e Ramires; Edigar Junio e Gilberto.
Técnico: Enderson Moreira