Topo

D'Alessandro vira 'coringa' e Inter esconde posição para enganar rivais

Siga o UOL Esporte no

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

15/10/2018 04h00

D'Alessandro é meia. Atua como articulador da equipe, atrás dos atacantes, geralmente centralizado, certo? Nem tanto. De volta ao time do Inter, o argentino de 37 anos já atuou dos dois lados, centralizado, recuado e até como atacante. E o posto que ele ocupará é mantido em sigilo para não dar armas ao próximo adversário.

D'Ale é hoje o 'coringa' do Inter. Contra o São Paulo, na vitória por 3 a 1 do último domingo, ele começou centralizado na criação, atrás de Nico López, o centroavante. No entanto, quando o Inter precisou mudar e Pottker deu lugar a Damião, passou a jogar mais recuado, montando o 4-1-4-1 ainda por dentro.

No segundo tempo, a partir da virada no placar, trocou de lugar com Patrick, passando a ser o extrema da esquerda, com o companheiro montando um trio de volantes junto a Edenílson e Rodrigo Dourado.

Na partida anterior, diante do Sport, uma outra função havia aparecido. Precisando de posse de bola e enfiadas em profundidade, Odair Hellmann o colocou como 'falso 9', mais adiantado do que a linha de meio, mas ao receber a bola fazendo movimento para trás e buscando encontrar um dos pontas com lançamentos.

Até mesmo pela direita, com pé invertido, já que é canhoto, D'Alessandro foi utilizado neste ano. E em todas as posições conseguiu bom nível de atuação.

"Eu só tenho a agradecer ao D'Alessandro, mais uma vez, pelo comprometimento com o grupo", disse o técnico Odair Hellmann. "Temos uma semana para pensar e trabalhar, o D'Alessandro está conseguindo jogar muito bem, como o grupo todo. Certamente vamos pensar com muita tranquilidade. E se eu te der essa informação (onde ele irá jogar), posso passar uma informação para o Cuca, que é um grande treinador, num jogo decisivo (contra o Santos). Hoje tivemos um posicionamento diferente, não mudando o modelo, mas abrimos Patrick e Pottker porque o São Paulo é muito forte pelos lados. Nós começamos pensando assim, com D'Alessandro e Nico por dentro. Conseguimos jogar. Agora temos que pensar se seguimos com essa movimentação", completou.

E a variação de movimentações que pode acontecer com o jogador é que, sob ótica vermelha, trará dúvidas no comando rival e pode gerar algum benefício técnico nos últimos jogos da temporada.

No segundo tempo, D'Ale foi substituído e os mais de 45 mil torcedores presentes no Beira-Rio aplaudiram de pé a atuação do gringo, que perdeu boa parte da temporada sofrendo com lesões e esteve até na reserva.

Até o duelo com o Santos, uma semana de treinos espera a equipe. A segunda-feira será de folga e na terça o elenco retoma atividades com reavaliação de Pottker, que deixou o campo lesionado, e a retomada das atividades de olho no duelo do dia 22.