Topo

Ameaçado, Corinthians vê desempenho em Itaquera ruir em temporada instável

Corinthians já foi derrotado sete vezes na Arena de Itaquera na temporada 2018 - Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians
Corinthians já foi derrotado sete vezes na Arena de Itaquera na temporada 2018 Imagem: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

20/10/2018 04h00

O Corinthians se acostumou nos últimos anos a encontrar refúgio em Itaquera. A rotina de vitórias do time no estádio, porém, tem sofrido abalos seguidos na temporada 2018. A dificuldade acontece no momento em que a equipe corintiana busca de distanciar da zona de rebaixamento no Brasileirão.

O mais novo exemplo de insucesso alvinegro em casa ocorreu na final da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro - mesmo apoiado por mais de 45 mil torcedores, a equipe de Jair Ventura perdeu o título da Copa do Brasil e ainda saiu derrotada de campo.

Em meio a uma temporada extremamente instável, o desempenho corintiano na Arena desabou em 2018. Para se ter uma ideia, o time somava apenas nove derrotas nos 121 jogos disputados no estádio a partir de maio de 2014.

Somente este ano, o Corinthians já perdeu sete vezes em Itaquera, de um total de 31 jogos. Ou seja, o número de derrotas, proporcionalmente, é três vezes maior em 2018 [veja detalhes das temporadas abaixo].

Na Libertadores, torneio mais importante do ano, por exemplo, o time perdeu dois dos quatro jogos disputados como mandante. Na primeira fase, Independiente e Millonarios venceram o Corinthians em Itaquera. Nas oitavas, a equipe paulista venceu por 2 a 1, mas acabou eliminada pelo gol marcado pelo Colo-Colo no estádio.

Antes da final da Copa do Brasil, a equipe alvinegra deu mais uma mostra de fragilidade em Itaquera. Superados pelo Flamengo em jogo do Brasileirão, os corintianos, pela primeira vez, perderam uma partida no estádio por mais de dois gols de diferença.

Corinthians - REUTERS/Paulo Whitaker  - REUTERS/Paulo Whitaker
Corinthians venceu o Colo-Colo em casa pela Libertadores, mas foi eliminado
Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker

2ª final com derrota 

Embora tenha conquistado o Campeonato Paulista no primeiro semestre, o Corinthians também foi superado em casa na final. Naquela oportunidade, o Palmeiras venceu o rival por 1 a 0 diante de um estádio completamente lotado. 

Restou ao Corinthians buscar a virada fora de casa. O time alvinegro devolveu o placar no Allianz Parque, segurou a pressão palmeirense e conquistou o bi estadual nos pênaltis.

Meses depois, a vitória com sabor amargo sobre o Colo-Colo representou mais uma eliminação em Itaquera. Incluindo a derrota para o Cruzeiro na final da Copa do Brasil, o Corinthians soma oito derrotas em duelos de mata-mata ou decisões. Em contrapartida, o clube conseguiu saiu vencedor em 13 confrontos desde 2014.

Arena pode ser decisiva na reta final do Brasileiro

O Corinthians vive uma situação complicada no Campeonato Brasileiro. Com 35 pontos, o time tem apenas três pontos de vantagem sobre o Ceará, o primeiro time da zona de rebaixamento.

A nove rodadas do fim da competição, os corintianos ainda têm quatro jogos pela frente em Itaquera. Os adversários serão o Bahia (31ª rodada), São Paulo (33ª), Vasco (35ª) e Chapecoense (37ª).

Compare o desempenho do Corinthians nas temporadas:

2014: 18 jogos, 12 vitórias, 5 empates e uma derrota. Aproveitamento de 75,9%.

2015: 35 jogos, 26 vitórias, 6 empates e 3 derrotas. Aproveitamento de 80%.

2016: 34 jogos, 24 vitórias, 8 empates e duas derrotas. Aproveitamento de 78,4%.

2017: 34 jogos, 20 vitórias, 11 empates e 3 derrotas. Aproveitamento de 69,6%.

2018: 31 jogos, 17 vitórias, 7 empates e 7 derrotas. Aproveitamento de 62,4%.