Topo

Grêmio usa time reserva pela décima vez no Brasileiro de olho no River

Jean Pyerre deve começar o jogo deste sábado, contra o América-MG - Lucas Uebel/Grêmio
Jean Pyerre deve começar o jogo deste sábado, contra o América-MG Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

20/10/2018 04h00

O Grêmio enfrenta o América-MG, neste sábado (20), mas está com um olho já no River Plate, adversário da semifinal da Libertadores. Por isso, Renato Gaúcho usará pela décima vez no Campeonato Brasileiro um time considerado reserva. A formação tem como missão somar pontos para manter o clube perto, ou até mesmo já dentro, do chamado G-4 da tabela.

A busca pelo G-4 se tornou real após a derrota para o Palmeiras, no domingo passado.

Com menos de 1% de chance de ser campeão, o Grêmio briga para evitar uma pré-temporada abreviada em caso de insucesso na Libertadores atual e classificação sem vaga direta à fase de grupos da edição de 2019 do torneio.

Até aqui, o time reserva do Grêmio tem cinco vitórias, dois empates e duas derrotas e foi utilizado sempre antes ou depois de partidas decisivas da Copa do Brasil e Libertadores. O curioso é que a formação com ao menos seis suplentes tem aproveitamento melhor do que equipe mista - ou seja, com mais titulares em campo: 62,9% contra 41,6%.

O time reserva ainda teve baixas ao longo da semana. Marinho e André, curiosamente reforços contratados ao longo do ano, serão desfalque. O meia-atacante torceu o tornozelo direito e o centroavante foi diagnosticado com apendicite, necessitando de cirurgia.

Entre os suplentes, a tendência é que Michel volte a jogar. Destaque ao longo de 2017, o volante conviveu com três lesões em sequência e não atua desde 15 de maio, quando foi titular em partida contra o Monagas-VEN, pela Libertadores.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG X GRÊMIO

Data e hora: 20/10/2018 (sábado), às 16h (Brasília)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Van Gasse (SP)

AMÉRICA-MG: João Ricardo; Aderlan, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Zé Ricardo, Juninho, Leandro Donizete, Ruy  e Gérson Magrão; Luan
Técnico: Adílson Batista

GRÊMIO: Paulo Victor; Madson, Paulo Miranda, Bressan e Juninho Capixaba; Kaio (Michel), Thaciano, Jean Pyerre, Douglas e Pepê; Thonny Anderson
Técnico: Renato Gaúcho