Topo

São Paulo-Morumbi: Saiba como chegar à casa do Tricolor de metrô

Estação da Linha 4-Amarela foi entregue à população no dia 27 de outubro de 2018 - Felipe Rau/Estadão Conteúdo
Estação da Linha 4-Amarela foi entregue à população no dia 27 de outubro de 2018 Imagem: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

Ana Carolina Silva

Do UOL, em São Paulo

02/11/2018 04h00

Vinte e um anos depois de surgir no primeiro projeto da Linha 4-Amarela do Metrô, em 1997, a estação São Paulo-Morumbi foi inaugurada no dia 27 de outubro e promete facilitar a vida dos torcedores do São Paulo, que terão mais uma opção de transporte público para chegar ao estádio, escolhido também para sediar a abertura da Copa América de 2019.

A estação está situada na esquina das avenidas Deputado Jacob Salvador Zveibil e Professor Francisco Morato. São-paulinos conhecem bem esse trecho, pois muitos já passavam por lá para chegar de ônibus e depois caminhar pela Avenida João Jorge Saad em direção ao estádio. A distância da nova estação até o Morumbi é de 1,5 km, o que resulta em cerca de 20 minutos de caminhada.

LEIA MAIS:
- Sorteio da Copa América será realizado no Rio de Janeiro

Enquanto a estação Vila Sônia não for entregue – a previsão atual é de que isso ocorra em 2020 –, a São Paulo-Morumbi será um dos pontos finais da Linha 4-Amarela, papel que a estação da Luz continuará fazendo no sentido oposto.

A vantagem principal é dos torcedores que moram perto das estações da Linha Amarela: Luz (onde há conexão com a Linha 1-Azul), República, Higienópolis-Mackenzie, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros e Butantã. Mas a viagem a partir de outras regiões também será facilitada.

Como chegar à Linha 4-Amarela

A Linha 2-Verde, por exemplo, está ligada à Linha Amarela nas estações Consolação e Paulista e atende um enorme fluxo de passageiros diariamente pelo Tamanduateí, que tem conexão direta entre ABC e São Paulo graças aos trens da CPTM.

Ela também passa por três pontos da Avenida Paulista, além de ter grande movimento com as estações Sacomã, que possui terminal de ônibus, Chácara Klabin, que agora está integrada à Linha 5-Lilás e vai até o Capão Redondo, e Santos-Imigrantes, que está relativamente próxima à Rodovia dos Imigrantes, principal via até a Baixada Santista.

A população das regiões leste e oeste da capital terá a opção de seguir até a República, na Linha 3-Vermelha, e fazer a transferência para a Linha Amarela na mesma estação. A partir daí, basta percorrer oito paradas do metrô até chegar à São Paulo-Morumbi.

O bilhete unitário do metrô custa R$ 4, e eventuais baldeações para outras linhas são gratuitas. Ou seja, não importa se seu ponto de partida é o Capão Redondo, o ABC Paulista, Itaquera ou Santana: se usar apenas Metrô e CPTM, e estiver disposto a caminhar por 20 minutos, você não gastará mais que R$ 4 para chegar ao estádio do Morumbi.