Topo

Paraná empata com o Vitória em casa e pode ser rebaixado ao fim da rodada

Siga o UOL Esporte no

Do UOL, em São Paulo

04/11/2018 18h53

O Paraná não suportou a pressão do Vitória e deu mais uma infelicidade ao seu torcedor neste domingo (4), na Vila Capanema (PR). O jogo, válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, acabou empatado por 1 a 1 após Alex Santana abrir o placar e Leo Ceará igualar o marcador perto do fim.

Com o resultado, o Paraná espera o jogo do Sport, que entrará em campo na rodada contra Ceará. Em caso de triunfo do clube pernambucano, os paranaenses serão rebaixados para a Série B. Já o Rubro-Negro, com 34 pontos ganhos, deixa a zona de rebaixamento por ter uma vitória a mais que América-MG e Chape.

Na próxima semana, o Paraná visita o América-MG no Independência, em Belo Horizonte. O Vitória, por sua vez, faz clássico com o Bahia no Barradão.

O melhor: Alex Santana

Não foi só pelo gol. O volante, aposta do técnico Dado Cavalcanti neste domingo, foi muito participativo durante toda a partida e se mostrou forte ofensivamente. Antes de balançar as redes, já havia acertado o travessão e parado no zagueiro Aderllan em outro chute perigoso. O tento, anotado com a perna esquerda, foi um prêmio para o meio-campista. 

O pior: Rodrigo Andrade

Companheiro de Arouca no meio-campo, o volante baiano não teve um dia feliz e acabou substituído por Neilton no começo do segundo tempo. A opção de Carpegiani foi também para deixar a equipe mais ofensiva.

De tanto tentar, volante é premiado com gol

Alex Santana teve as duas melhores chances da etapa inicial, mas o melhor estava guardado para o segundo tempo. O atleta aproveitou tabela de Andrey com Rafael Grampola pelo meio e recebeu já na área do Vitória para chutar com o pé esquerdo e abrir o placar. 

Vitória empata pelo alto

Leo Ceará também foi uma escolha de seu treinador neste domingo. E correspondeu já perto do fim. Após escanteio pelo lado direito do ataque, o atacante testou para empatar a partida.

Mudança quase surte efeito imediato

Alex Santana por pouco não fez valer a escolha do treinador já com um minuto de jogo. Após tabela bonita de Juninho e Jhonny Lucas pelo lado esquerdo, o volante aproveitou a sobra do cruzamento e chutou forte, de primeira. A bola explodiu no travessão e assustou o goleiro Ronaldo.

Em outra oportunidade, acompanhando os companheiros de ataque em um contra-ataque, recebeu passe completamente livre na entrada da área. O chute acabou interceptado por Aderllan, que se atirou na bola e salvou o Vitória com a cabeça.

Baianos ficam com a bola, mas não agridem

O primeiro tempo foi bem morno e com muitos erros na Vila Capanema, típico de uma partida entre os dois últimos colocados na tabela, pelo menos antes de a rodada começar. O Paraná, que por pouco não abriu o placar logo de cara, viu os rivais dominarem o meio-campo e terem maior posse de bola.

Acontece que a equipe de Carpegiani não conseguiu transformar todo o controle que tinha do jogo em chances de gol. Com muitos toques de lado e pouca infiltração, praticamente não obrigou Richard a trabalhar no primeiro tempo.

Pode isso?

Reserva do Vitória, Rhayner se revoltou com a arbitragem e reclamou muito, até ser expulso por Raphael  Claus mesmo do banco na Vila Capanema.

Ficha técnica

Paraná 1 x 1 Vitória

Data: 4 de novembro de 2018
Horário: 17h (de Brasília)
Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR)
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Rogério Zanardo e Emerson de Carvalho
Cartões amarelos: Leandro Vilela, Igor e Alesson (Paraná); Aderllan, Arouca, Ruan Renato e Benítez (Vitória)
Cartão vermelho: Rhayner (Vitória)

Gols: Alex Santana, aos 14', e Leo Ceará, aos 39 minutos do segundo tempo.

PARANÁ: Richard; Wesley, Jesiel, Renê Santos (Mansur) e Igor; Alex Santana, Leandro Vilela e Jhonny Lucas (Alesson); Juninho (Silvinho), Grampola e Andrey.
Técnico: Dado Cavalcanti.

VITÓRIA: Ronaldo; Ramon, Aderllan, Ruan Renato (Yago) e Benítez; Léo Gomes, Rodrigo Andrade (Neilton), Arouca e Lucas Fernandes; Erick (Mauricio Cordeiro) e Leo Ceará.
Técnico: Paulo César Carpegiani.