Topo

Confirmado, rebaixamento do Paraná acompanha série de recordes negativos

Vila Capanema na Série A 2018: Paraná ficou devendo e retorna à Série B em 2019 - Carlos Greg Jr./Vasco
Vila Capanema na Série A 2018: Paraná ficou devendo e retorna à Série B em 2019 Imagem: Carlos Greg Jr./Vasco

Napoleão de Almeida

Colaboração para o UOL

05/11/2018 21h58

A vitória do Sport sobre o Ceará na noite desta segunda-feira (05) selou o rebaixamento do Paraná Clube para a Série B do Brasileiro em 2019. A queda desenhada ao longo de 32 rodadas chegou com seis de antecedência e uma série de recordes negativos nesta passagem do Tricolor paranaense pela Série A após 10 anos de ausência.

O empate em 1 a 1 com o Vitória já garantiu que um deles não fosse batido: o de pior campanha da história da competição no formato de pontos corridos. Com 18 pontos, o Paraná supera a vexatória campanha do América-RN em 2007, quando o time potiguar somou 17 pontos. Entretanto, o Paraná ainda é o time que menos venceu numa edição da Série A em todos os tempos. São três vitórias até aqui, contra quatro daquele mesmo América-RN.

O jejum de vitórias já chega à 18 partidas e pode fechar um turno inteiro contra o América-MG, no próximo sábado. A última vitória do Paraná foi justamente contra o Coelho no encontro do primeiro turno em Curitiba, por 1 a 0. Anteriormente, as piores séries sem vitórias na Série A pertenciam à América-RN (2007) e São Caetano (2006), com 15 partidas.

A queda com seis rodadas de antecedência é também a segunda pior de todos os tempos, atrás apenas de, novamente, o América-RN de 2007, que caiu com sete rodadas para o fim. A campanha paranista “superou” a campanha do Atlético-GO de 2012, que caiu faltando quatro rodadas para o fim.

Outro recorde negativo que o Paraná poderá ter ao final deste campeonato é o de menor público pagante. Apenas 931 pessoas pagaram ingresso para ver o empate em 1 a 1 com o Vitória. O número foi menos da metade do segundo pior público do mesmo campeonato, 2.239 pagantes para Paraná 1 x 1 Chapecoense.

O Paraná ainda tentará se livrar de outra marca negativa nas seis rodadas que restam: a de pior ataque da história dos pontos corridos. Com apenas 14 gols marcados em 32 jogos, o time precisa fazer pelo menos oito contra América-MG, Atlético-MG, Palmeiras, Ceará, Botafogo e Internacional para superar os 22 marcados pelo Náutico de 2013, o pior ataque de todos os tempos até aqui.