Topo

Grêmio volta ao G4 após seis jogos e projeta 'mata-mata' contra o SP

Siga o UOL Esporte no

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/11/2018 04h00

A vitória em cima do Vasco, de virada e nos segundos finais, significou muito ao Grêmio. Depois de seis rodadas, o time de Renato Gaúcho está outra vez entre os quatro melhores do Campeonato Brasileiro. Pouco mais de um mês depois, o clube chegou a faixa da tabela que almeja para fechar a temporada. A condição faz os gremistas projetarem um jogo com cara de mata-mata diante do São Paulo, na próxima quinta-feira (15).

Empatados em pontos, Grêmio e São Paulo se diferem na classificação pelo número de vitórias. O time de Renato tem um triunfo a mais e por isso é quarto colocado.

A última vez que o Grêmio esteve no G4 foi após vitória fora de casa diante do Fluminense. No jogo seguinte, com titulares, o clube gaúcho ficou no 2 a 2 com o Bahia e saiu do topo da tabela.

"Pelo menos até o meio da semana nós vamos estar no G4. Fizemos nosso papel, nosso dever de casa. Estamos vivíssimos na competição", disse Renato Gaúcho após a vitória em casa.

A definição de confronto direto, apelidada de mata-mata, não é só discurso da boca para fora. O Grêmio trabalha para recuperar Ramiro e Luan de olho na partida de quinta-feira. Leonardo, com lesão de grau um (mais leve em escala que vai até três) deve seguir fora da equipe.

"O Grêmio chegou ao G4 e agora, em primeiro lugar, temos que pensar em não sair. E estamos a dois pontos do Flamengo também. Se der para beliscar algo a mais, temos que tentar", comentou Renato.

Na quinta-feira, em São Paulo, o empate favorece ao Grêmio. Uma vitória, tira pontos de adversário direto pela vaga à fase de grupos da Libertadores e ainda pode render mais uma posição na tabela - dependendo do placar entre Flamengo e Santos, que jogam no mesmo dia, mas às 17h (Brasília).

"Nesses últimos seis jogos vamos ter que fazer como se fosse mata-mata (...) Vai ser mata-mata, vamos como se fosse final para somarmos pontos", frisou Maicon.

Depois de visitar o São Paulo, o Grêmio recebe a Chapecoense. Na rodada seguinte, vai ao Rio de Janeiro encarar o Flamengo em outro duelo direto. A agenda de jogos se completa com o confronto diante do Vitória, em Salvador, e o Corinthians em Porto Alegre.