Topo

Sem meio time, Santos põe reservas à prova contra a Chapecoense em decisão

Serão sete desfalques, mais de meio time, sendo seis deles titulares da equipe - Ale Cabral/AGIF
Serão sete desfalques, mais de meio time, sendo seis deles titulares da equipe Imagem: Ale Cabral/AGIF

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

12/11/2018 04h00

Santos e Chapecoense cruzam caminhos nesta segunda-feira (12), às 20h (de Brasília), no estádio do Pacaembu, com objetivos distintos, mas com pesos semelhantes. A partida válida pela 33ª rodada é considerada uma "final" para as equipes que buscam nos últimos seis jogos atingirem seus objetivos no Campeonato Brasileiro.

O sonho santista é terminar a competição no G-6, grupo dos seis classificados para a próxima Copa Libertadores da América, mas isso passa por uma superação.

Para a partida, o técnico Cuca tem um problema inédito. Serão sete desfalques, mais de meio time, sendo seis deles titulares da equipe.

Ele não contará com os zagueiros Luiz Felipe e Lucas Veríssimo, lesionados. O atacante Gabriel Barbosa, o lateral-direito Victor Ferraz e o volante Diego Pituca cumprem suspensão, enquanto o zagueiro Robson Bambu, opção imediata para recompor a defesa, teve o contrato encerrado neste sábado (10).

Se não bastasse, Cuca acredita que também não terá o jovem Rodrygo para o confronto. O atacante está gripado e não treinou nesta semana. O comandante santista praticamente já definiu a maioria dos substitutos.

"É um jogo atípico para nós. É a primeira vez que temos tantas baixas ao mesmo tempo. Luiz Felipe e Lucas Veríssimo machucados, os suspensos e o Rodrygo com febre, que está praticamente fora do jogo, o Bambu que não vai jogar. São sete baixas, seis titulares e um reserva imediato”, desabafou Cuca na última entrevista antes do jogo.

“Precisa do improviso e vamos treinar para que eles peguem entrosamento. Que o torcedor tenha paciência e entenda por causa disso. O adversário precisa sair da zona de rebaixamento. Eles vêm para um jogo decisivo. Nós lutamos pela Libertadores e eles pela permanência nessa decisão”, completou.

O Santos trouxe prejuízos da derrota por 3 a 2 no clássico contra o Palmeiras. Além das lesões e de três jogadores suspensos, Cuca viu a equipe desperdiçar a chance de pela primeira vez na temporada entrar no G-6. O tropeço ainda colocou fim a série invicta de seis partidas na competição.

A maior dúvida recai sobre o companheiro de Gustavo Henrique na defesa. Alison deve ser o escolhido para atuar improvisado no setor. Com isso, o jovem Guilherme Nunes ganhará uma oportunidade como volante na equipe titular.

"Está entre o Yuri e o Alison, os dois (zagueiro ao lado de Gustavo Henrique). Vocês sabem (imprensa), estão aí todo dia, vivem disso. Eu tenho que treinar um pouquinho com um zagueiro, outro", disse.

No restante, não há muitas dúvidas na escalação, apesar de tantos desfalques. Daniel Guedes, Bryan Ruiz e Eduardo Sasha devem atuar nas vagas dos suspensos Victor Ferraz, Diego Pituca e Gabigol. Copete treinou como titular no lugar de Rodrygo. Caso o "prata da casa" se recupere da gripe, o colombiano passa a disputar vaga com Sasha na equipe titular.

Contra a Chapecoense, o Santos tem um retrospecto curto, porém favorável. Em quatro partidas como mandante, jamais perdeu ou empatou com o adversário. Todos os jogos, porém, aconteceram na Vila Belmiro.

A Chape, por sua vez, luta pela sobrevivência na Série A. Atualmente, ocupa a penúltima colocação, com 34 pontos, mas está empatada com o América-MG, 18º colocado. A primeira equipe fora da zona do rebaixamento é o Sport, com 37.

A equipe acredita que precisará somar, ao menos, 10 dos 18 pontos que irá disputar nas próximas rodadas. Três partidas acontecerão na Arena Condá. Em 16 jogos como visitante, a equipe somou apenas cinco pontos, de 48 possíveis.

A série conta com três paulistas: Santos, Corinthians e São Paulo, só este último como mandante, e um confronto direto com o Sport, no próximo dia 21. O técnico Claudinei Oliveira não adiantou a equipe que irá a campo.

FICHA TÉCNICA
Santos x Chapecoense

Data:
12 de novembro de 2018, sábado
Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo (SP)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn e Rafael Trombeta (ambos do PR)

Santos: Vanderlei; Daniel Guedes, Yuri (Alison), Gustavo Henrique e Dodô; Alison (Guilherme Nunes), Carlos Sánchez e Bryan Ruiz; Derlis González, Copete e Eduardo Sasha. Técnico: Cuca.

Chapecoense: Jandrei; Eduardo, Fabricio Bruno, Douglas e Bruno Pacheco; Amaral, Barreto e Canteros; Osman, Wellington Paulista e Leandro Pereira. Técnico: Claudinei Oliveira.