Topo

Palmeiras revê Flu 112 dias após derrota que mudou técnico e temporada

Duelo entre Palmeiras e Flu no 1º turno derrubou técnico e mudou sorte dos paulistas - Buda Mendes/Getty Images
Duelo entre Palmeiras e Flu no 1º turno derrubou técnico e mudou sorte dos paulistas Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Danilo Lavieri, Leandro Miranda e Léo Burlá

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

14/11/2018 04h00

Cada vez mais próximo de conquistar o 10º título de sua história, o Palmeiras reencontra a última equipe que lhe impôs uma derrota no Campeonato Brasileiro, o Fluminense. Se vencer o jogo marcado para 21h45 desta quarta-feira (14), no Allianz Parque, o Alviverde chegará na sua 19ª partida sem perder e começa a sonhar em comemorar o título no domingo, diante do Paraná.

Foi justamente a derrota para a equipe carioca, há 112 dias, que provocou a queda de Roger Machado, gerou a busca por Luiz Felipe Scolari e mudou o rumo da temporada no Palestra.

De lá para cá, o Alviverde não mudou tanto dentro de campo. Dos 11 escalados para aquela partida, apenas Moisés não terá condições de jogo por conta de problemas físicos. Ele deve ser substituído por Lucas Lima, que, no jogo do primeiro turno, entrou no segundo tempo. Edu Dracena e Antônio Carlos, que foram titulares, devem perder a vaga para Gustavo Gómez e Luan, mas por opção de Felipão. A grande mudança nestes últimos 18 jogos foi o comportamento. O treinador conseguiu colocar na cabeça de seus atletas que o mais importante era não tomar o gol, reforçou o sistema defensivo, especialmente com os volantes no meio-campo e implantou o rodízio de atletas.

Com Roger, o time até trocava algumas peças, mas com menos frequência e com muito mais chiadeira por parte dos sacados. É justamente neste ponto que a aposta da diretoria palmeirense deu certo. A ideia ao trazer Felipão era ter um comandante que conseguisse ser paizão o suficiente para unir o grupo e líder o suficiente para punir comportamentos errados.

Felipão e Dudu comemoram gol do Palmeiras - Ale Cabral/AGIF - Ale Cabral/AGIF
Responsável por mudar o ano do Palmeiras, Felipão (d) comemora gol com Dudu
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Do outro lado, o Tricolor chega para o jogo contra o líder absolutamente pressionado após o empate sem gols ante o Sport, e a finalização da rodada.

Com 41 pontos, o time segue estacionado na 10ª colocação, mas viu a distância para a zona do rebaixamento cair para apenas quatro pontos. Antes em situação confortável, o elenco viu o sinal amarelo ligar nas Laranjeiras. De acordo com os planos traçados pelo departamento de futebol, a partida contra o líder seria apenas uma a mais antes da semifinal da Sul-Americana, mas o tropeço em casa fez a necessidade por pontos aumentar.

O técnico Marcelo Oliveira tem alguns problemas para escalar a sua equipe. Com edema na coxa, Léo segue fora e vai ser substituído por Igor Julião, que já pintou entre os titulares contra o Leão.

Com as baixas de Gum e Ibañez, o treinador quebra a cabeça para saber se retoma o esquema com três zagueiros. Se optar pelo desenho que vem dando mais certo, a opção é Frazan, que formaria ao lado de Paulo Ricardo e Digão. Caso escolha atuar com apenas dois zagueiros, Junior Dutra e Marcos Júnior disputam um lugar para reforçar o setor de criação no meio. Único outro meia de ofício à disposição, Danielzinho não foi sequer relacionado.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X FLUMINENSE

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 14/11/2018
Hora: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Helton Nunes (SC)

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gomez e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Dudu, Willian e Borja
Técnico: Felipão:

FLUMINENSE: Julio César, Igor Julião, Paulo Ricardo, Digão e Ayrton Lucas; Richard, Jadson, Marcos Jr. (Jr. Dutra) e Sornoza; Everaldo e Luciano.
Técnico: Marcelo Oliveira