Flu sonha com Sul-Americana, mas tropeços ligam alerta contra rebaixamento

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Fluminense teve uma arrancada no início do segundo turno e se viu em situação bastante confortável no Campeonato Brasileiro. No meio da tabela, não tinha maiores aspirações, mas tampouco sofreria com o rebaixamento. No meio disso, avançou na Copa Sul-Americana e o primeiro título internacional da história virou meta.

O problema é que o Tricolor acumulou tropeços inesperados nas últimas rodadas e viu os times da parte de baixo da tabela conquistarem vitórias importantes. A quatro rodadas do fim do Brasileiro o Fluminense, quando se deu conta, estava a apenas quatro pontos da Chapecoense, primeiro time da zona de rebaixamento e com um jogo a menos – recebe o Botafogo nesta quinta, na Arena Condá.

Por mais que o Fluminense tenha conquistado apenas uma vitória em seis jogos, uma partida em especial comprometeu todo o planejamento e tirou toda a tranquilidade para a reta final do Brasileiro. Na 33ª rodada, o Tricolor recebeu o desesperado Sport e não saiu de um empate sem gols.

"Preocupa. Quando não ganha, claro que preocupa. Temos de manter o equilíbrio. Em algumas dessas partidas sem ganhar, o time foi bem. Jogamos bem contra o Sport, poderíamos ter ganho. Hoje tivemos jogo equilibrado. Ficar na parte de baixo da tabela é ruim e pesado, especialmente pela camisa do Fluminense. Temos uma decisão importante, é uma final. Precisamos de boa preparação, de um time muito competitivo e com a participação do torcedor. Uma vitória contra o Ceará, de repente, pode nos dar uma condição melhor de preparação para a Sul-Americana", disse o técnico Marcelo Oliveira.

Apesar do sinal de alerta, a tabela do Fluminense não é das mais difíceis. O time ainda encara Ceará e América-MG, no Rio de Janeiro, além de visitar Bahia, em Salvador, e Internacional, em Porto Alegre. Com 41 pontos, uma vitória pode resolver o problema do Tricolor. Mas a pressão aumenta a cada rodada.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos