Topo

Melhor visitante de 2017, Corinthians vira presa fácil longe de Itaquera

Siga o UOL Esporte no

Arthur Sandes e Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

15/11/2018 04h00

Se em 2017 o Corinthians era o visitante mais indigesto do país, neste ano, o cenário mudou radicalmente. A derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro, na última quarta-feira (14), fez o aproveitamento alvinegro como visitante cair para 17,6%. São apenas duas vitórias conquistadas longe de Itaquera neste Campeonato Brasileiro, sendo que a última aconteceu há um turno. O resultado é o risco de rebaixamento.

Em 17 partidas disputadas como visitante neste Brasileirão, o Corinthians venceu apenas duas, empatou três e perdeu 12. Faltam ainda dois confrontos longe de Itaquera (contra Atlético-PR e Grêmio), mas já não é possível terminar o Brasileirão com aproveitamento sequer próximo dos 54,7% obtidos no ano passado, na campanha do título brasileiro.

Nos jogos como visitante, o Corinthians precisa dar quase dez chutes para fazer um único gol (precisamente 9,73). Não à toa, foram dez jogos longe de Itaquera sem marcar (seis nas últimas oito viagens). Tal desempenho custa caro, e os 40 pontos após 34 rodadas não estão nem perto do suficiente para livrar a equipe do rebaixamento. Na classificação, o 13º lugar parece confortável, mas a distância para os quatro últimos é de apenas três pontos e pode derreter já na próxima rodada.

A diferença para 2017 é abissal. Naquela ocasião o Corinthians passou o primeiro turno inteiro invicto fora de casa — só foi perder como visitante na 23ª rodada, contra o Santos na Vila Belmiro. A sequência fez a diferença na classificação, sendo fundamental para construir a vantagem na liderança que viraria o heptacampeonato.

Causas para a queda de rendimento não faltam. Como se sabe, elenco e comissão técnica mudaram muito desde o ano passado, em uma descaracterização que tem custado caro nos pontos corridos. Mesmo campeão paulista e finalista da Copa do Brasil, o Corinthians ainda precisa espantar o fantasma do rebaixamento a quatro rodadas do final da temporada. A começar pelo duelo direto contra o Vasco, a partir das 19 horas (de Brasília) deste sábado (17), na Arena.

Os jogos do Corinthians como visitante neste Brasileirão:

22 de abril - Paraná 0 x 4 Corinthians
29 de abril - Atlético-MG 1 x 0 Corinthians
20 de maio - Sport 1 x 1 Corinthians
27 de maio - Internacional 2 x 1 Corinthians
3 de junho - Flamengo 1 x 0 Corinthians
13 de junho - Bahia 1 x 0 Corinthians
21 de julho - São Paulo 3 x 1 Corinthians
29 de julho - Vasco da Gama 1 x 4 Corinthians
12 de agosto - Chapecoense 2 x 1 Corinthians
22 de agosto - Fluminense 1 x 0 Corinthians
5 de setembro - Ceará 2 x 1 Corinthians
9 de setembro - Palmeiras 1 x 0 Corinthians
29 de setembro - América-MG 0 x 0 Corinthians
13 de outubro - Santos 1 x 0 Corinthians
21 de outubro - Vitória 2 x 2 Corinthians
4 de novembro - Botafogo 1 x 0 Corinthians
14 de novembro - Cruzeiro 1 x 0 Corinthians