Topo

Paquetá é expulso, mas Fla vence Sport e ainda mantém sonho do título

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/11/2018 18h51

A missão é das mais difíceis, mas o Flamengo - ainda que tardiamente - fez mais uma vez a sua parte no sonho de conquistar o título brasileiro. A vitória sobre o Sport por 1 a 0, neste domingo (18), na Ilha do Retiro, teve Lucas Paquetá expulso infantilmente e gol de Willian Arão no final do segundo tempo. O Rubro-negro está a cinco pontos do líder Palmeiras, que empatou com o Paraná por 1 a 1.

Com 66 pontos e três jogos pela frente, o Flamengo assumiu a vice-liderança e ainda pode passar o Alviverde (71). Para ser campeão, no entanto, o Rubro-negro precisa vencer as partidas e torcer para que os paulistas somem apenas mais três pontos. Já o Sport  - 15º lugar - segue com 38 pontos e na luta para tentar escapar do rebaixamento.

Os times voltam a campo no meio de semana. Na quarta-feira (21), o Flamengo recebe o Grêmio, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã. O Sport entra em campo na quinta-feira (22), Às 21h (de Brasília), contra a Chapecoense, na Arena Condá.

Gramado ruim, Geuvânio e "Fla reativo" chamam atenção

Alguns detalhes atraíram olhares dos torcedores logo no início do jogo. O péssimo estado do gramado da Ilha do Retiro foi um deles. A opção do técnico Dorival Júnior por escalar Geuvânio na vaga de Everton Ribeiro surpreendeu bastante, principalmente pelo fim de contrato do atacante ex-Santos e por sofrer muita resistência entre os torcedores. Por fim, um Flamengo longe das suas características, “reativo” e com a tentativa de jogar nos erros do Sport.

Foi bem: Willian Arão

Titular desde a chegada de Dorival Júnior, o volante cresceu de produção nos últimos jogos e já ameaçava deixar a sua marca. Deu certo no fim da partida na Ilha do Retiro, quando foi premiado com o gol da vitória do Flamengo.

Foi mal: Lucas Paquetá

Vendido ao Milan-ITA, o meia Lucas Paquetá teve mais uma atuação para esquecer. Além de não conseguir criar jogadas, ele ainda foi expulso de forma infantil, já que recebeu cartão vermelho por matar um contra-ataque poucos minutos depois de ter sido punido com o cartão amarelo.


César impede Sport de abrir o placar

Depois da boa atuação na vitória do Flamengo sobre o Santos, quando defendeu até pênalti de Gabigol, o goleiro César começou bem na Ilha do Retiro. Aos 13min, os donos da casa tiveram boa oportunidade em cobrança de falta. Michel Bastos bateu com categoria para bela intervenção do arqueiro carioca.

Maílson também evita gol do Flamengo

Com o equilíbrio no primeiro tempo, o Flamengo criou boa chance aos 19min. Renê foi ao fundo e cruzou para trás. Vitinho chutou para defesa do goleiro Maílson. As jogadas pelo lado esquerdo, inclusive, foram utilizadas em sequência pelos cariocas através da dupla.

Flamengo quase consegue o gol no fim do 1º tempo

O Sport teve mais de posse de bola na etapa inicial do que o Flamengo - cerca de 60%. O placar ficou no 0 a 0, mas poderia ter sido diferente nos minutos finais. Aos  43min, Vitinho entrou na área costurando e cruzou para trás. A bola desviou em Ronaldo Alves e não entrou por muito pouco.

Lucas Paquetá é expulso aos 15min do 2º tempo

Paquetá - Rafael Melo/Estadão Conteúdo - Rafael Melo/Estadão Conteúdo
Imagem: Rafael Melo/Estadão Conteúdo
Vendido ao Milan-ITA e com uma queda de rendimento acentuada recentemente, Lucas Paquetá teve mais uma atuação para esquecer. O camisa 11 recebeu cartão amarelo e foi expulso pouco tempo depois ao parar um contra-ataque do Sport. Agora, o meia só tem mais dois jogos a cumprir pelo clube da Gávea: Cruzeiro (fora) e Atlético-PR (Maracanã).

Berrío cabeceia na trave após bela jogada

Mesmo com menos um jogador em campo, o Flamengo quase conseguiu o gol da vitória em uma bela jogada. Aos 33min, Berrío acionou Everton Ribeiro e apareceu na área. O cruzamento veio na medida, mas o colombiano acertou a trave direita de Maílson.

Mas Willian Arão garantiu a vitória aos 36min

Depois do lance de Berrío, Fellipe Bastos chutou de fora e César neutralizou. O Flamengo, no entanto, se manteve em cima e conseguiu o gol do triunfo aos 36min. Vitinho cobrou escanteio e o volante Willian Arão se antecipou ao goleiro Maílson para estufar a rede de cabeça. Festa do Rubro-negro carioca, que ainda sonha no Brasileirão.

SPORT 0 X 1 FLAMENGO

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP)
Cartões amarelos: Cláudio Winck (Sport); Lucas Paquetá (Flamengo)
Cartão vermelho: Lucas Paquetá (Flamengo)
Gol: Willian Arão, aos 36min do segundo tempo

Sport
Maílson; Cláudio Winck, Adryelson, Ronaldo Alves e Ernando; Marcão (Fellipe Bastos), Jair, Gabriel, Mateus Gonçalves e Michel Bastos (Matheus Peixoto); Hernane (Marlone)
Técnico: Milton Mendes

Flamengo
César; Léo Duarte, Réver, Rhodolfo e Renê; Cuéllar, Willian Arão, Lucas Paquetá, Geuvânio (Everton Ribeiro) e Vitinho (Piris da Motta); Henrique Dourado (Berrío)
Técnico: Dorival Júnior