Topo

Reforço mais caro busca sequência em campo para mostrar valor no Cruzeiro

David finaliza para marcar contra o Corinthians; gol foi "cartão de visitas" do jogador - Marcelo Alvarenga/AGIF
David finaliza para marcar contra o Corinthians; gol foi 'cartão de visitas' do jogador Imagem: Marcelo Alvarenga/AGIF

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

20/11/2018 04h00

Contratado por R$ 10 milhões, David chegou como reforço mais caro do Cruzeiro para 2018. Mas faltando poucas semanas para o fim da temporada, o atacante não chegou nem perto de apresentar o futebol que chamou atenção no Vitória. Muito prejudicado por lesões, o garoto já causou uma boa impressão após retornar aos campos e pediu mais oportunidades para continuar evoluindo. Titular pela segunda vez seguida no último final de semana, na derrota para o São Paulo, ele terá agora mais três jogos como aperitivo para provar que poderá ser mais útil.

Dos 69 jogos do Cruzeiro até aqui, David participou de apenas 19. Perdeu todo o Campeonato Mineiro e os dez jogos da Libertadores. O jogador estava machucado desde a reta final do último Brasileirão, e uma lesão na coxa direita acabou tomando mais tempo que os médicos previam. Entre idas e vindas no departamento médico, David só fez dois jogos no primeiro semestre, voltando em definitivo somente após a Copa do Mundo.

Durante seu processo de recuperação na Toca da Raposa, Mano Menezes sempre pediu paciência da torcida para não "queimar" o garoto. A conquista da Copa do Brasil permitiu que o treinador começasse a utilizar o atacante com mais frequência e sem tanta pressão. O jogo contra o Corinthians foi praticamente seu seu cartão de visitas, quando o jogador fez o gol da vitória, na primeira vez que balançou as redes no ano, e terminou como melhor em campo. Satisfeito, falou da necessidade de jogar mais vezes para finalmente poder mostrar seu futebol.

Contra o São Paulo, David voltou a ter uma chance como titular e jogou os 90 minutos. Se esse cenário for visto nesta quarta-feira, contra o Vitória, será a primeira vez que ele jogará três partidas seguidas na temporada entre os onze iniciais.

A necessidade de mostrar serviço não é só para recuperar o tempo perdido com as lesões. Além de tentar seu lugar ao sol no time do Cruzeiro, David também pode se preparar para mais concorrência no ano que vem. Não é segredo que a diretoria vai procurar contratar mais um atacante veloz para os lados com as mesmas características.

Os próximos compromissos do Cruzeiro no ano serão contra Vitória, Flamengo e Bahia. A presença de David em todos eles, no entanto, ainda é uma incerteza. Nas próximas rodadas, Arrascaeta voltará da seleção do Uruguai, enquanto Rafinha, outro concorrente, está em fase final de recuperação de lesão.