Topo

Grêmio tenta 'fazer sua parte' por G-4 e usa pressão contra o Vitória

Everton é uma das armas do Grêmio para conseguir bater o Vitória no Barradão - Lucas Uebel/Grêmio
Everton é uma das armas do Grêmio para conseguir bater o Vitória no Barradão Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

25/11/2018 04h00

O Grêmio quer fazer sua parte. Para garantir posto no G-4 ao fim da penúltima rodada do Brasileiro, precisa bater o Vitória e contar com uma derrota do São Paulo contra o Sport na segunda-feira (26). E no jogo das 17h (de Brasília), no Barradão, a meta é usar a pressão contra os baianos.

O Rubro-Negro é penúltimo colocado com 36 pontos. Está quatro pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, atualmente a Chapecoense. Por óbvio, cria um ambiente tenso e busca, com todas suas forças, seguir na elite do futebol nacional. Dependendo da combinação de resultados, o rebaixamento pode se tornar realidade nesta rodada.

"Sabemos da situação deles, mas temos nossos objetivos. Vai ser uma partida complicada, mas não mudamos nossa forma de jogar. O Grêmio joga sempre do mesmo jeito, em casa ou fora. Eles vão tentar propor a partida, mas nós também vamos", disse o lateral Leonardo Gomes.

O Grêmio está de olho na partida entre São Paulo e Sport, segunda-feira (26), uma vez que, se conseguir bater o Vitória e o São Paulo perder, confirma o posto no G-4, que dá vaga direta à fase de grupos da Libertadores. "É pensando nisso que iremos jogar", acrescentou o atleta gremista.

E se o time gaúcho está de olho neste confronto, o baiano também. O Sport tem 39 pontos e é último time na zona de queda. Ou seja, enquanto o Grêmio torce pelos pernambucanos, o Vitória é São Paulo.

Como fazer?

E para usar a pressão do rival e conseguir o resultado, o Grêmio revisita suas características. O plano para a partida remonta o melhor rendimento da temporada, quando o time azul, branco e preto abusava da posse de bola e controlava o jogo para criar a partir de construções curtas e com muita movimentação.

No entanto, a marca registrada do Grêmio se perdeu recentemente. Jogos em que a equipe recuou e passou a buscar o contra-ataque colocaram em dúvida o DNA construído nos últimos anos. E é este perfil que o time de Renato Gaúcho irá procurar em campo.

VITÓRIA X GRÊMIO

Data e hora:
25/11/2018 (Domingo), às 17h (Brasília)
Local: estádio Barradão, em Salvador (BA)
Transmissão na TV: Globo e PPV
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Ricardo Simon Manis e Rogério Pablos Zanardo (Ambos de SP)

VITÓRIA: João Gabriel; Jeferson, Aderllan, Lucas Ribeiro e Marcelo Benítez; Willian Farias, Arouca (Fillipe Soutto) e Rhayner (Léo Gomes); Erick, Lucas Fernandes e André Lima (Léo Ceará).
Técnico: João Burse

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Maicon (Cícero), Ramiro (Alisson), Jean Pyerre e Everton; Jael (André)
Técnico: Renato Gaúcho