Topo

Cortez não treina e Grêmio pode ter escassez contra o Corinthians

Lateral esquerdo sentiu desconforto muscular em jogo contra o Vitória, no domingo - Lucas Uebel/Grêmio
Lateral esquerdo sentiu desconforto muscular em jogo contra o Vitória, no domingo Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/11/2018 18h20

Bruno Cortez ficou fora do primeiro treino com bola da semana no Grêmio, nesta quarta-feira (27). O lateral esquerdo tem dores musculares e é dúvida para o jogo diante do Corinthians, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Se a baixa for confirmada, Renato Gaúcho terá que montar um quebra-cabeça com direito a escassez de opções.

O problema é reflexo das baixas de Paulo Miranda, Pedro Geromel e Juninho Capixaba.

Paulo Miranda ainda se recupera de lesão muscular grau dois (em escala onde três é o quadro mais grave), Geromel está suspenso pelo terceiro amarelo e Capixaba foi liberado para período de férias. O lateral esquerdo está emprestado pelo Corinthians ao Grêmio até maio de 2019 e tem cláusula que veta atuação em confronto direto.

Com os dois zagueiros fora de combate, a tendência é que Marcelo Oliveira atue ao lado de Kannemann. Só que o recuo do camisa 26 deixa brecha na lateral esquerda, sem reserva para o jogo de domingo. Aí é que entra o encaixe a ser estudado.

Leonardo na zaga ou na lateral esquerda é uma possibilidade. Michel como zagueiro, para liberar Marcelo Oliveira da função mais defensiva, é outra alternativa. O treinamento de quinta-feira é visto como um balizador para a situação de Cortez. Caso o camisa 12 treine normalmente, a dor de cabeça some. Se continuar em tratamento, o restante da semana será usado para buscar solução.

Maicon, ausente nas últimas três partidas do Grêmio, treinou com bola e deve ficar à disposição para o último jogo do ano. Jean Pyerre, em crescimento nas rodadas recentes, relatou dores após confronto com o Vitória, em Salvador, e será reavaliado pelos médicos.

Provável Grêmio diante do Corinthians: Paulo Victor; Léo Moura (Leonardo), Kannemann, Marcelo Oliveira (Michel) e Leonardo (Marcelo Oliveira); Michel (Matheus Henrique/Cícero), Maicon, Ramiro, Jean Pyerre e Everton; Jael (André).

O Grêmio luta contra o São Paulo para ficar com a última vaga no G-4 do Brasileirão e consequente classificação direta à fase de grupos da Libertadores.