Topo

M. Oliveira vira zagueiro e tenta se reinventar para seguir no Grêmio

Marcelo Oliveira tem atuado como zagueiro e vai substituir Geromel contra o Corinthians - Lucas Uebel/Grêmio
Marcelo Oliveira tem atuado como zagueiro e vai substituir Geromel contra o Corinthians Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/11/2018 13h00

Já aconteceu contra Chapecoense, Flamengo e deve se repetir diante do Corinthians, no próximo domingo. Marcelo Oliveira será zagueiro do Grêmio, substituindo Geromel. Titular na conquista da Copa do Brasil de 2016, o lateral esquerdo perdeu espaço para Bruno Cortez em virtude de lesões em série e problemas físico e agora tenta se reinventar em função que não é tão nova. Mas pode significar muito.

Aos 31 anos, Oliveira tem contrato com o Grêmio até o final de 2019. A continuidade dele no clube gaúcho, porém, é incerta. Atuar como zagueiro, e ir bem, vale muito.

Os jogos recentes de Marcelo Oliveira como zagueiro foram melhores, na avaliação do Grêmio, do que as atuações como lateral. O rendimento na função será considerado quando o grupo de 2019 for montado, pois já é tema pacífico na Arena a necessidade de buscar novo lateral esquerdo. O plano é ter um nome que possa disputar posição com Cortez.

Ainda que esteja aguardando resposta de Renato Gaúcho para avançar nos planos, o clube observa atentamente o desempenho do camisa 26 na zaga.

"O tempo passa para todo mundo. Tenho conversado há um bom tempo com o Marcelo para ele amadurecer bem a ideia de ir para a zaga. É um jogador inteligente. Tem uma bola aérea muito boa. É canhoto e têm todas as qualidades para atuar na zaga. Hoje em dia, na lateral, é difícil. Chega uma certa idade que as pessoas perdem as forças e, pelos lados, os jogadores são rápidos", disse Renato ao comentar sobre Marcelo Oliveira como zagueiro.

No início da temporada, o Grêmio já havia sugerido a Marcelo Oliveira o recuo de alguns metros do campo. A ideia era explorar o ex-jogador de Corinthians e Palmeiras como coringa no sistema defensivo, mas na prática isso não aconteceu.

Contra o Corinthians, Geromel está suspenso pelo terceiro amarelo e o time terá dois canhotos na zaga. A tendência é que Kannemann seja deslocado para o lado direito e Oliveira fique no setor esquerdo, até pela menor familiaridade e ritmo de jogo na função.

Marcelo Oliveira foi o primeiro jogador contratado na gestão Romildo Bolzan Jr. e é visto como uma liderança positiva no vestiário. Por isso, o Grêmio também torce por um bom desempenho do jogador na função mais defensiva.