Cruzeiro tira último jogo do ano para dar chance e avaliar promessas

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Vinnicius Silva/Cruzeiro

    Cacá terá nova chance na zaga ao lado de Manoel; Bruno Silva, ao fundo, ficará de fora

    Cacá terá nova chance na zaga ao lado de Manoel; Bruno Silva, ao fundo, ficará de fora

Com a maioria dos jogadores mais conhecidos já liberados para as férias, o Cruzeiro vai visitar o Bahia neste domingo com algumas caras novas em seu time. Nem mesmo o comando da equipe será 'titular'. Como Mano Menezes só volta ao clube no ano que vem, caberá ao auxiliar Sidnei Lobo orientar a equipe no último compromisso do ano. Para este confronto, ele dará oportunidades a jovens promessas a fim de avaliá-los para o futuro ou quebrar o gelo das primeiras atuações.

Ao longo do ano, Mano Menezes não deu tantas oportunidades para alguns jogadores. Foi o caso de Patrick Brey, que tinha a concorrência de Egídio e Marcelo Hermes, e pouco atuou. Além disso, há ainda outras situações que precisam ser definidas em um futuro próximo, como a extensão de contrato de jovens promessas emprestadas, exemplos de Éderson, Laércio e Rafael. Por fim, a partida em Salvador também será uma nova chance para pratas da casa convencerem de que poderão ser utilizados com mais frequência em 2019. Abaixo, listamos alguns atletas que estarão nesta tarde de domingo no Pituaçu.

Éderson

Vinnicius Silva/Cruzeiro

Aos 19 anos, o jogador pertence ao Desportivo Brasil-SP e foi contratado por empréstimo com os direitos fixados. Começou treinando com os juniores, mas aos poucos foi promovido para o elenco principal. Nesta reta final de Brasileiro, ainda com Mano Menezes na beira do gramado, foi utilizado em quatro partidas, sendo uma na condição de titular. Éderson atua como segundo volante e tem como uma das principais qualidades sua força física, passe e a chegada ao ataque.

Cacá

Em 2017, Cacá foi destaque do time sub-20 que ganhou o Brasileiro e a Supercopa da categoria. Subiu para os profissionais no início desta temporada e deixou uma ótima impressão na partida contra o Vasco, seu único jogo até o momento. Aos 19 anos, faz parte da quinta geração de zagueiros promovidos ao elenco principal. No passado recente, Wallace, Bruno Viana, Fabrício Bruno e Murilo passaram pela mesma experiência.

Patrick Brey

O lateral esquerdo de 21 anos chamou atenção do Cruzeiro na disputa do Campeonato Mineiro, quando defendeu o Tupi. Brey não se acanhou nem mesmo nos dois jogos da semifinal contra a Raposa, sendo contratado logo após o estadual. Devido à concorrência com Egídio e Marcelo Hermes, atuou por apenas cinco vezes no ano, mas passou a ganhar mais oportunidades nos últimos jogos.

Laércio e Rafael Santos

Outros dois garotos também deverão ficar no banco contra o Bahia. É o caso do lateral esquerdo Rafael Santos e do atacante Laércio. O futuro indefinido na Toca abre para a possibilidade de Sidnei Lobo utilizar a dupla durante o jogo. O lateral está emprestado pelo Mirassol apenas até janeiro, enquanto o atacante pertence ao Salgueiro e está emprestado até abril. Ambos estão inscritos na Copa RS e poderão se juntar ao grupo que já embarcou para o Rio Grande do Sul.

E os medalhões?

Liamara Polli/AGIF

Dedé, Robinho, Fred e Ariel Cabral já estão suspensos e, portanto, não participariam do jogo. Thiago Neves, Arrascaeta e Edilson, entre outros titulares, foram liberados. No banco de reservas do Cruzeiro, Rafael Sóbis e Bruno Silva poderão ser uma das poucas figuras mais conhecidas. Questionado sobre o assunto e possíveis transferências, Sidnei Lobo explicou que a prioridade neste final de ano é observar os atletas pouco utilizados e que poderão ser úteis no futuro.

"Na verdade, estamos no final de temporada, a gente tem algumas prioridades. Observar outros atletas, dar uma rodada maior e ver o potencial maior. Essa questão que ainda vai discutir na montagem, de tudo, mas eles continuam treinando. A gente vai tratar esse assunto quando o Mano estiver".

BAHIA x CRUZEIRO

Motivo: 38ª rodada do Brasileirão
Data/Hora: 02/12/2018, às 17h (de Brasília)
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)
Árbitro: Arleu de Araujo (RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)

BAHIA: Ânderson; Bruno, Tiago, Lucas Fonseca e Léo; Élton e Gregore; Ramires, Zé Rafael e Clayton; Edigar Junio. Técnico: Enderson Moreira. Técnico: Enderson Moreira.

CRUZEIRO: Rafael; Ezequiel, Cacá, Manoel e Patrick Brey; Lucas Romero, Éderson e Lucas Silva; David, Raniel e Sassá. Técnico: Sidnei Lobo (auxiliar).

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos