Topo

Grêmio cria clima de decisão contra o Corinthians para terminar no G-4

Grêmio se despede de 2018 jogando em casa e ainda buscando objetivo no Brasileiro - Lucas Uebel/Grêmio
Grêmio se despede de 2018 jogando em casa e ainda buscando objetivo no Brasileiro Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

02/12/2018 04h00

O Grêmio vai jogar a última rodada do Campeonato Brasileiro, diante do Corinthians, em clima de decisão. A partida deste domingo (2) em Porto Alegre vale classificação à fase de grupos da Libertadores de 2019. Ou seja, representa um início de temporada menos agitado na Arena. Por isso, Renato Gaúcho antecipou concentração e fechou treino.

Grêmio e São Paulo estão empatados em 63 pontos na tabela do Brasileirão, mas o time gaúcho leva vantagem no número de vitórias (17 contra 16). Se ganhar em casa, O Grêmio garante G-4. Se empatar ou perder, dependerá o resultado entre Chapecoense x São Paulo.

A cara de decisão não fica apenas no discurso. Na sexta-feira, o Grêmio mudou sua programação e antecipou o início do regime de concentração. Habitualmente, os jogadores se reúnem na véspera das partidas em Porto Alegre. Para encarar o Corinthians e carimbar vaga no G-4, o elenco foi chamado ainda na sexta à noite. No sábado pela manhã, o Grêmio mandou às favas o clima de final de ano e seguiu protocolo de fechar o treinamento no CT Presidente Luiz Carvalho. A última atividade acabou sem festa, euforia. Após o recreativo, alguns jogadores treinaram pênaltis e outros cobranças de falta.

"Todos os jogadores sabem da importância de terminar no G-4. Ter uma pré-temporada boa, trabalhar tranquilo. Entrar na fase de grupos é totalmente diferente de jogar uma pré-Libertadores", comentou Bruno Cortez. "Só depende de nós", completou.

O Grêmio usa seu próprio exemplo ao pensar nas diferenças entre fase de grupos e mata-mata inicial da Libertadores. Em 2018, o time gaúcho precisou encurtar a pré-temporada para assumir a campanha no Gauchão após quatro rodadas sem vitórias do grupo de transição. Os dias a menos de preparação são citados como um problema que acompanhou o elenco durante todo ano. Por isso, a ordem na Arena é evitar novo atropelo em 2019.

A escalação para o jogo com o Corinthians tem duas baixas. Geromel, suspenso, e Jean Pyerre, preservado após relatar desconforto muscular. Marcelo Oliveira entra na zaga e no meio-campo, Cícero e Matheus Henrique disputam vaga.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CORINTHIANS

Data e hora: 02/12/2018 (domingo), às 17h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)

GRÊMIO: Paulo Victor; Léo Moura, Kannemann, Marcelo Oliveira e Cortez; Michel, Maicon, Ramiro, Cícero (Matheus Henrique) e Everton; Jael
Técnico: Renato Gaúcho

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Léo Santos, Henrique e Carlos Augusto; Gabriel, Thiaguinho, Pedrinho, Jadson e Mateus Vital; Romero
Técnico: Jair Ventura