UOL Esporte Futebol
 
29/05/2010 - 22h55

América-MG goleia, entra no G-4 e derruba o técnico do Ipatinga

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Em duelo regional válido pela quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o América-MG goleou o Ipatinga, por 4 a 0, na noite desta sábado, no Mineirão, e entrou no grupo de acesso à primeira divisão nacional. O time do Vale do Aço, que ainda não pontuou, sofreu a quinta derrota seguida e ficou sem o técnico Gilson Kleina, que entregou o cargo após a partida.

Com a vitória, o América assumiu o terceiro lugar com 11 pontos, dois a menos que o líder Bahia e um atrás do Paraná Clube, segundo colocado. O time americano segue invicto na competição, com três vitórias seguidas e os dois empates nas rodadas iniciais.

A situação do Ipatinga ficou ainda mais complicada. Derrotado nas cinco primeiras rodadas da Série B, o time do Vale do Aço é o penúltimo colocado na tabela de classificação, à frente apenas do lanterna Duque de Caxias. Segundo o presidente do clube, Itair Machado, Gilson Kleina antecipou-se e entregou o cargo. A decisão foi acatada pela diretoria, que agora procura novo treinador.

O América foi superior na partida, principalmente no segundo tempo quando marcou três dos quatro gols na goleada sobre o Ipatinga. O atacante Thiago Silvy, com boa atuação, participou dos dois primeiro gols e ainda marcou o terceiro. Com a derrota, o técnico Gilson Kleina ficou ainda mais ameaçado no cargo e pode deixar o clube do Vale do Aço.

Depois da boa campanha no Campeonato Mineiro, quando chegou à final e perdeu o título para o Atlético-MG, o Ipatinga começou mal a Série B. Foram quatro derrotas seguidas, para Paraná Clube (3 a 0), Bahia (2 a 1), São Caetano (2 a 1) e ASA (2 a 1).

Eliminado nas quartas de final do Mineiro, o América oscilou no início da competição nacional, ao empatar nas duas rodadas iniciais. Na estreia, ficou no 0 a 0 com o Bragantino no Mineirão e, em seguida, segurou o 1 a 1 com o Coritiba, em Joinville. Depois, reagiu e conquistou duas vitórias, contra Figueirense (1 a 0) e América-RN (2 a 0).

Na próxima rodada, o América vai a São Paulo enfrentar a Portuguesa, na terça-feira, às 19h30, no estádio Canindé. No mesmo dia, o Ipatinga recebe o Guaratinguetá no Ipatingão, às 21h50.

O jogo

O primeiro tempo no Mineirão foi marcado pelas poucas oportunidades criadas pelas equipes. O América aproveitou bem sua melhor chance e abriu o placar aos 22min. Depois de cruzamento de Thiago Silvy da direita, o goleiro Douglas saiu mal do gol e Dudu cabeceou para o fundo das redes.

O Ipatinga tentou reagir na partida, mas encontrou dificuldade e pouco fez para ameaçar o goleiro Flávio. Na melhor oportunidade, Alessandro tabelou com Francismar, mas foi travado na hora de finalizar e a bola ficou com a zaga do América.

No final do primeiro tempo, Duílio e Thiago Silvy disputaram uma bola no alto e bateram a cabeça. O atacante do América sofreu um corte com sangramento. Medicado, o jogador voltou para o segundo tempo com uma proteção no local do ferimento.

No segundo tempo, o Ipatinga não conseguiu reagir e ainda viu o adversário crescer na partida. O América voltou mais determinado e ampliou aos 23min. Depois de cruzamento de Thiago Silvy da direita, a zaga ipatinguense não cortou e Luciano teve tempo dominar, tirar o marcador e chutar forte para fazer 2 a 0.

Cinco minutos depois o América marcou o terceiro em novo vacilo da defesa do Ipatinga. O zagueiro Márcio Alemão tentou sair jogando e tocou errado na bola. Thiago Silvy ficou com a sobra e chutou na saída do goleiro Douglas.

Aos 37min, Rodrigo, em grande jogada individual, marcou o quarto do América e decretou a goleada no Mineirão.

AMÉRICA-MG 4 X 0 IPATINGA

AMÉRICA-MG
Flávio; Gabriel, Micão e Preto; Danilo (Marcos Rocha), Leandro Ferreira, Dudu, Luciano e Rodrigo; Thiago Silvy (Jandson) e Fábio Júnior (Ulisses)
Técnico: Mauro Fernandes

IPATINGA
Douglas; Márcio Alemão, Duílio e Max; Éber, Max Carrasco, Leanderson (Leo Mineiro), Francismar (Wanderson) e Marinho Donizete; Alessandro e Danilo Dias (Muller)
Técnico: Gison Kleina

Data: 29/5/2010 (sábado)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO)
Público: 1.257 pagantes
Renda: R$ 19.630
Cartões amarelos: Luciano, Rodrigo (América); Leanderson, Alessandro, Max Carrasco (Ipatinga)
Gols: Dudu, aos 22min do primeiro tempo; Luciano, aos 23min, Thiago Silvy, aos 28min, Rodrigo, aos 37min do segundo tempo

Atualizada às 23h17

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host