UOL Esporte Futebol
 
29/05/2010 - 07h01

De olho no G-4, América recebe Ipatinga, que ainda não pontuou na Série B

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

No Campeonato Mineiro deste ano, o América-MG não passou das quartas de final da competição, eliminado pelo Atlético-MG, que acabou campeão diante do Ipatinga, que foi vice. Na série B do Brasileiro, no entanto, a situação é completamente diferente. O time americano tem oito pontos em 12 possíveis (aproveitamento de 67%) e está na briga por vaga no G-4, enquanto a equipe do Vale do Aço, seu adversário, neste sábado, às 21h, no Mineirão, não somou nenhum ponto.

São quatro derrotas nos mesmo número de jogos, duas em casa e outras duas fora, com apenas três gols marcados e nove sofridos, déficit de seis. Penúltimo colocado, o Ipatinga só não é o lanterna porque o Duque de Caxias sofreu três gols a mais e tem déficit de nove gols. Se levar em conta também as duas derrotas para o Atlético-MG, na decisão do título estadual, o time ipatinguense perdeu suas últimas seis partidas.

Essa situação faz com que o Ipatinga entre em campo contra o América-MG, no Mineirão, bastante pressionado. O técnico Gilson Kleina resistiu à derrota para o ASA, na última terça-feira, por 2 a 1, no Ipatingão, e continua no cargo, mas dificilmente escapará da dispensa em caso de novo tropeço. Por isso, ele acena com mudanças de esquema tático e de jogadores para tentar iniciar a reação.

A aposta do Ipatinga, no entanto, é no seu bom retrospecto no Mineirão, no Campeonato Mineiro, estádio em que mandou seus jogos no início do certame e manteve uma invencibilidade naquele estádio até a decisão, quando perdeu para o Atlético-MG, por 2 a 0. Nos jogos anteriores, a equipe ipatinguense derrotou o próprio América, por 3 a 2, e o Cruzeiro, duas vezes, a segunda deles, pela semifinal, eliminando o time da capital.

Por isso, o América-MG, que ainda está invicto na Série B e vem de duas vitórias consecutivas, sobre Figueirense (1 a 0), no Mineirão, e América-RN, em Natal, por 2 a 0, após dois empates, só não terminou a quarta rodada no G-4, por não ter marcado mais um gol em seu triunfo sobre o xará potiguar. Se isso tivesse acontecido, a equipe de Mauro Fernandes teria trocado de lugar com o Guaratinguetá.

Outra preocupação americana é evitar que a anunciada saída do lateral-direito Danilo, sua principal revelação na temporada, que vai defender o Santos, depois da Copa do Mundo, afete o bom momento do time. Ele se despedirá nos três jogos que restam antes da paralisação da competição para o Mundial da África do Sul, contra Ipatinga, Portuguesa e Vila Nova.

Para enfrentar a equipe do Vale do Aço, neste sábado, o técnico Mauro Fernandes confirmou a volta do volante Dudu, que cumpriu suspensão, na vaga de Dudu Araxá, que foi expulso em Natal. “Saiu um Dudu e entra outro. No restante da equipe vou procurar mexer o mínimo possível, porque esses jogadores precisam ter uma sequência e a sequência deles está sendo boa”, disse o treinador, que deve manter Micão na zaga e Luciano no meio, mesmo podendo contar com Otávio e Irênio. No ataque, sem Laécio, vetado com lesão no adutor da coxa direita, a dúvida ´entre Thiago Silvy ou Jandson.

Pelo lado do Ipatinga, o técnico Gilson Kleina tenta motivar seus jogadores para tentar pontuar pela primeira vez. Ele acena com mudanças em todos os setores, incluindo a volta ao sistema 3-5-2, com a entrada de Duílio, ao lado de Max e Márcio Alemão. O meia Francismar, que havia perdido espaço no grupo, deve voltar a ser titular no meio-campo na tentativa de aumentar a criatividade da equipe. O atacante Alessandro, que tinha sido expulso contra o São Caetano e cumpriu suspensão diante do ASA, volta ao ataque.O volante Léo Salino cumprirá automática.

AMÉRICA-MG X IPATINGA

Data: 29/5/2010 (sábado)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 21h
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO)
Transmissão: pay-per-view

 

AMÉRICA-MG
Flávio; Gabriel, Micão e Preto; Danilo, Leandro Ferreira, Dudu, Luciano e Rodrigo; Thiago Silvy (Jandson) e Fábio Júnior
Técnico: Mauro Fernandes

IPATINGA
Douglas; Márcio Alemão, Duílio e Max; Léo Mineiro (Éber); Max Carrasco, Leandrson, Francismar e Marinho Donizette; Alessandro e Danilo Dias
Técnico: Gison Kleina

 

 


Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host