UOL Esporte Futebol
 
10/08/2010 - 21h27

Ipatinga desperdiça pênalti no 1ºT e apenas empata com o América-RN em casa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Um empate que não agradou nem Ipatinga, nem América-RN. O resultado de 1 a 1 desta terça-feira, pela 13ª rodada da Série B, mantém as duas equipes longe de deixar a incômoda zona de rebaixamento. Em um duelo aberto no Ipatingão, mas com poucas chances de gol e uma arbitragem muito confusa, quem sai mais frustrado de campo é o time mineiro, que ainda desperdiçou um pênalti na primeira etapa.

O resultado deixa as equipes na mesma colocação de antes da rodada: Ipatinga, em 18º, e América-RN na penúltima colocação, ambos com nove pontos. A equipe de Natal segue sem vencer após a Copa do Mundo; agora, são três derrotas e três empates. Já a equipe mineira, depois de ameaçar uma reação ao vencer o Brasiliense em casa na 11ª rodada, já acumula duas rodadas sem triunfos.

Uma bomba de Léo Mineiro em cobrança de falta e um milagre do goleiro Fabiano, aos 15min de partida, marcaram o primeiro bom momento na partida, que até então seguia monótona. O lance serviu para acordar a torcida presente no Ipatingão, que em seguida levou um susto em finalização de Fábio Neves, após cruzamento de Berg pela direita.

Desta vez, foi a vez do goleiro Douglas aparecer e conseguir desviar a bola com a ponta dos dedos, antes dela bater na trave. Até que, aos 31min, Walter Minhoca se enroscou dentro da área com Fábio Oliveira e o árbitro marcou pênalti. Alessandro cobrou forte, mas Rodolpho (que havia entrado aos 17min no lugar de Fabiano, que saiu machucado, acertou o canto e fez a defesa.

“Falei com o próprio Minhoca e ele falou que tropeçou. Ele [árbitro] está confuso, me deu dois cartões”, reclamou Fábio Oliveira, revelando uma confusão feita pelo árbitro Wladyerisson Silva Oliveira, que não expulsou o jogador após dar-lhe dois cartões amarelos – no lance do pênalti e em outra falta na sequência, próxima à área do América-RN.

Na volta do intervalo, o juiz explicou que o segundo cartão foi mostrado apenas para confirmar o primeiro, complicando ainda mais sua decisão. Na etapa final, o Ipatinga voltou um pouco melhor, e foi recompensado aos 8min. Marinho Donizete deu lindo cruzamento para Alessandro, que desviou de cabeça para o gol e abriu o placar.

A partir daí, o América-RN cresceu em campo. Douglas fez ótima defesa em chute à queima-roupa de Esley, que ainda teve a chance no rebote, mas mandou de voleio para fora. Na sequência, foi a vez do time de Natal ter um pênalti a seu favor, marcado em Berg. Thoni bateu com categoria e deixou tudo igual no Ipatingão, aos 18min.

Nos últimos cinco minutos da partida, o Ipatinga teve duas oportunidades claras para desempatar a partida e sair de campo com os três pontos, mas não teve sorte. Na primeira delas, a bola bateu na trave após finalização de Beto, e na segunda, Ésley salvou a bola em cima da linha e garantiu o empate fora de casa.

IPATINGA 1 X 1 AMÉRICA-RN

IPATINGA
Douglas; Luizinho, Silvio, Leonardo e Marinho Donizete; Max Carrasco, Dirceu (Boiadeiro), Léo Mineiro (Chiquinho) e Walter Minhoca (Preto); Beto e Alessandro
Técnico: Leonardo Condé

AMÉRICA-RN
Fabiano (Rodolpho); Cléber, Robson e Adalberto; Thoni, Fábio Oliveira (Wellington), Esley, Carlos Alberto e Berg; Fábio Neves e Alberto (Reinaldo)
Técnico: Lula Pereira

Data: 10/8/2010 (terça-feira)
Local: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: Wladyerisson Silva Oliveira (CE)
Assistentes: Adailson Aves Pereira (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES)
Cartões amarelos: Cléber, Fábio Oliveira, Chiquinho (América-RN), Max Carrasco, Leonardo, Léo Mineiro (Ipatinga)
Gols: Alessandro, aos 7min, Thoni, aos 18min do segundo tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host