UOL Esporte Futebol
 
10/08/2010 - 23h48

Em dois minutos, Portuguesa vence ASA, é 'ajudada' por rivais e vira vice-líder

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Portuguesa foi a grande beneficiada da 13ª rodada da Série B do Brasileiro. Entrou em campo na quarta colocação e vai dormir na vice-liderança. Não bastasse sua tranquila vitória diante do ASA por 2 a 0, no Canindé, a Lusa foi beneficiada por derrotas de Coritiba, Figueirense e Náutico, equipes que iniciaram a rodada à frente dos paulistas.

 

Com isso, a equipe treinada por Vadão chega aos 26 pontos, apenas um a menos que o Coritiba, primeiro colocado e que foi derrotado pelo São Caetano por 2 a 1. Essa foi a terceira vitória consecutiva da Portuguesa. Já o ASA segue com 16 pontos e não consegue se desgarrar da zona de rebaixamento.

 

A Portuguesa pretendia resolver logo o jogo. E conseguiu. Seu início foi avassalador. Aos 9min, Dodô rolou para Fabrício, que tocou no canto esquerdo de Paulo Musse para abrir o placar. Dois minutos mais tarde, após cobrança de escanteio, Dodô aproveitou vacilo da defesa rival e, de cabeça, ampliou. 2 a 0.

Aparentemente, o jogo estava tranquilo. O ASA quase não atacou na primeira etapa. Ciel era um dos poucos que assustava o goleiro Wéverton. Além disso, a Portuguesa desperdiçou muitas chances. Aos 44min, por exemplo, Audálio salvou o terceiro quase em cima da linha.

“Estamos bem em campo, mas não podemos desperdiçar tantas oportunidades”, alertou Fabrício, autor do primeiro gol. Para o segundo tempo, a Portuguesa diminuiu sua intensidade. E o elenco alagoano aproveitou essa mudança de postura do adversário para crescer em campo. Aliás, criou inúmeras oportunidades.

Aos 7min, Ciel viu a bola raspar o travessão. Depois, aos 20min, o próprio Ciel acertou uma cabeçada e viu o goleiro Wéverton realizar uma bela defesa. Aos poucos, porém, o técnico Vadão conseguiu acertar a marcação da Lusa, que teve tranquilidade para assegurar outra vitória.

A Portuguesa volta a jogar no próximo sábado, diante do Náutico, que deixou o G-4 nesta rodada, no estádio dos Aflitos. Um dia antes, o ASA pega o Santo André, em Arapiraca.

PORTUGUESA 2 X 0 ASA-AL

PORTUGUESA
Wéverton; Paulo Sérgio, Thiago Gomes, Preto Costa e Romano (Domingos); Acleisson, Ademir Sopa, Héverton e Fabrício; Kempes (Gláuber) e Dodô (Luiz Ricardo)
Técnico: Vadão

ASA-AL
Paulo Musse; Plínio, Ewerton e Audálio; Maizena, Rincón, Didira, Ciel (Silvestre), Luiz Mário (Anderson), Magal; Júnior Viçosa
Técnico
: Vica

Data: 10/08/2010 (terça-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: José Antônio Franco Filho (RS) e Tatiana Jacques de Freitas (RS)
Cartões amarelos: Preto Costa e Glauber (Portuguesa); Plínio (ASA)
Gols: Fabrício, aos 9min, e Dodô, aos 11min do primeiro tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host