UOL Esporte Futebol
 
10/08/2010 - 21h26

Santo André volta a vencer após 3 jogos e atrapalha planos do América-MG

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

O América-MG, que ambicionava terminar a 13ª rodada no G-4 da Série B do Brasileiro, foi presa fácil para o Santo André, na noite desta quarta-feira, no Estádio Bruno José Daniel, ao ser derrotado por 3 a 0. Com o resultado, o time mineiro caiu para a sexta posição, mas ainda pode piorar a sua colocação. O time da casa, por sua vez, interrompeu série de três jogos sem triunfo, quando havia empatado duas vezes e perdido para a Ponte Preta.

Com os três pontos obtidos sobre o América-MG, o Santo André, que iniciou a rodada na 17ª posição, chegou aos 15 pontos, saindo da zona de rebaixamento. Foi a quarta vitória da equipe do ABC paulista na Série B, que empatou três vezes e perdeu outras seis. Além disso, o time do técnico Sérgio Soares reduziu para dois o seu déficit de gols na competição, já que marcou 22 e sofreu 24.

Com 21 pontos, o América pretendia vencer fora de casa para tentar chegar ao G-4. Não teve êxito. Além disso, sofreu três gols pela primeira vez na atual competição. O time teve atuação muito ruim e permitiu ao Santo André construir já no primeiro tempo uma vitória tranquila e que em nenhum momento foi ameaçada pela equipe visitante.

“O time do Santo André entrou com mais vontade e nos engoliu no primeiro tempo”, reconheceu o goleiro Flávio, que viu mudança de atitude da equipe no segundo tempo, mas insuficiente para conquistar pelo menos o empate. Foi a quarta derrota do time mineiro na Série B, a terceira como visitante. O América só perdeu em casa para o Náutico.

E a equipe de Mauro Fernandes deposita confiança no fator casa para se reabilitar na Série B, já que recebe o Paraná Clube, no próximo sábado, às 16h10, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. Já o Santo André tentará a segunda vitória consecutiva contra o ASA, em Arapiraca, na sexta-feira. Caso consiga, será a primeira vez que isso acontecerá neste certame para o time do ABC paulista.

O primeiro tempo começou com pressão total do Santo André, que nos dois minutos iniciais chegou ao ataque com perigo por duas vezes. O América apenas se defendia e demonstrava muita dificuldade para chegar ao seu campo ofensivo. Dessa forma, o time anfitrião rondava perigosamente, o tempo todo, o gol defendido pelo goleiro Flávio.

Aos 23 min, o Santo André abriu o marcador. Micão cometeu pênalti em Douglas, que foi batido e convertido pelo atacante Nando. Se o América já demonstrava nervosismo desde o início, após sofrer o primeiro gol o time mineiro se descontrolou ainda mais. Dois minutos depois, Rychely desperdiçou ótima chance para ampliar a vantagem.

Insatisfeito com o rendimento de sua equipe, o técnico Mauro Fernandes não demorou a fazer a primeira mexida. Ele tirou o lateral-esquerdo Marcus Vinícius e colocou Zé Rodolpho. Aos 30 min, o América teve a sua melhor chance, que foi desperdiçada por Jandson. Quatro minutos depois, Cicinho acertou belo chute e fez 2 a 0 para o Santo André.

Para o segundo tempo, Mauro Fernandes fez outra alteração, colocando o meia Irênio no lugar do zagueiro Preto, alterando também o sistema tático da equipe, que saiu do 3-5-2 para o 4-4-2. O Santo André, por sua vez, retornou com a mesma formação e seguiu melhor em campo. Aos 12min, foi a vez de Pio finalizar muito bem, de novo e de longe, fazendo 3 a 0.

Com ampla vantagem no placar, o Santo André mudou de estratégia, deixando o time americano tomar a iniciativa do ataque, mas armando-se para explorar os contra-ataques. E a equipe da casa criou boas chances para marcar mais gols, mas, nos minutos finais, administrou o triunfo. No finalzinho, o time americano mandou uma bola no travessão.Irênio cobrou falta e Leandro Ferreira, de cabeça, quase fez o único gol dos mineiros.

SANTO ANDRÉ 3 X 0 AMÉRICA-MG

SANTO ANDRÉ
Júlio César; Cicinho, Marcelo Godri, Douglas e Andrezinho; Alê, Makelele (Walker), Pio e Altair (Xuxa); Nando e Rychely (Anderson Gomes)
Técnico: Sérgio Soares

AMÉRICA-MG
Flávio; Gabriel, Preto (Irênio) e Micão; Marcos Rocha, Dudu, Leandro Ferreira, Luciano e Marcus Vinicius (Zé Rodolpho); Thiago Silvy (Laécio) e Jandson
Técnico: Mauro Fernandes

Data: 10/08/2010 (terça-feira)
Local: Estádio Bruno José Daniel, Santo André (SP)
Público: 679 pagantes
Renda: R$ 7.600
Arbitragem: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
Auxiliares: Katiuscia Mayer Berger Mendonça (ES) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
Cartões amarelos: Marcus Vinícius (A), Micão (A), Flávio (A), Irênio (A), Jandson (A), Alê (SA), Láecio (A)
Cartões vermelhos:
Gols: Nando, aos 23 min, Cicinho, aos 34 min do primeiro tempo; Pio, aos 12 min do segundo tempo
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host