UOL Esporte Futebol
 
24/08/2010 - 23h54

Coritiba perde para o Duque, sofre a 2ª derrota seguida e deixa liderança

Do UOL Esporte
Em Curitiba
  • Rafinha tenta a jogada em Joinville, mas o Coritiba parou na forte marcação do Duque de Caxias

    Rafinha tenta a jogada em Joinville, mas o Coritiba parou na forte marcação do Duque de Caxias

Depois de liderar por cinco rodadas seguidas, o Coritiba começa a perder fôlego na Série B. Depois de desastrosa derrota por 5 a 1 para o Ipatinga, no sábado passado, o time voltou a perder, desta vez por 2 a 0 para o Duque de Caxias, em partida disputada na Arena Joinville.

Com isso, a equipe estacionou nos 30 pontos, caiu uma posição, e deixou a liderança, que passou a ser ocupada pelo Figueirense, que venceu o América-RN por 3 a 1 e chegou aos 31 pontos. O time catarinense será o próximo adversário coxa-branca, sábado, em Florianópolis.

O Duque de Caxias, que briga contra a zona de rebaixamento, avançou apenas uma posição, ocupando agora o 15º lugar, com 19 pontos.O time volta a jogar na próxima sexta-feira, em casa, diante do Ipatinga.

O jogo

A partida começou com dez minutos de atraso, devido à falta de energia elétrica na região do Estádio Arena Joinville. Quando a bola rolou, o Coritiba tomou a iniciativa, mas o Duque de Caxias estava bem armado, com duas linhas de quatro jogadores, e dificultava para o time coxa-branca, que não conseguia furar o bloqueio.

Repetindo a desastrosa atuação contra o Ipatinga, o Coritiba lançou-se ao ataque e abriu espaços para que o Duque de Caxias contra-atacasse, com muita velocidade. Aos 27 minutos, Marquinho escapou pela direita e cruzou na peque na área para André Luiz empurrar para o gol.

O segundo gol surgiu em mais um contra-ataque, aos 38 minutos. Gleidson recebeu pela esquerda e, com a defesa completamente aberta, rolou para Somália que penetrou pela direita e tocou para o gol. Na comemoração o atacante recebeu cartão amarelo.

O drama do time alviverde aumentou, aos 40 minutos, quando Lucas Mendes fez falta sem bola, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou o expulso. Antes do fim do primeiro tempo, porém, o Duque de Caxias também ficou com dez homens. Em uma jogada na lateral-direita, Somália se enroscou em Rafinha e, na queda, chutou o meia coxa-branca. Como já tinha o amarelo, foi expulso.

O Coritiba foi um pouco mais organizado, no segundo tempo, mas ainda sem conseguir criar jogadas de gol. Aos 10 minutos, Dudu penetrou pela esquerda e bateu para defesa do goleiro Lopes. Foi o primeiro chute a gol do alviverde, na segunda etapa.

Novamente num contra-ataque o Duque de Caxias chegou com perigo. Léo Guerreiro passou por Jeci, invadiu a área e foi derrubado pelo zagueiro, mas o árbitro não marcou o pênalti.

Embora  tenha sofrido pressão, o time do Rio de Janeiro foi o que criou as melhores chances para ampliar e chegou  a carimbar a trave do goleiro Vanderlei por três vezes. Mais uma vez, o Coritiba jogou muito mal e não mereceu outro resultado senão a derrota.

CORITIBA 0  X 2 DUQUE DE CAXIAS

Coritiba
Vanderlei; Ângelo (Renatinho), Jeci, Pereira e Lucas Mendes; Donizete (Enrico), Marcos Paulo (Andrade), Rafinha e Dudu; Marcos Aurélio e Betinho
Técnico: Ney Franco

Duque de Caxias
Lopes, Marquinho, Marlon, Edson e Gleidson; Mancuso (Danilo), Leandro Teixeira, Juninho (Léo Guerreiro) e Leandro Chaves; André Luis (Amaral) e Somália.
Técnico: Gilson Kleina.

Data: 24/08/2010 (terça-feira)
Local: Estádio Arena Joinville, em Joinville-SC
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Evandro Gomes Ferreira (GO) e Marcio Soares Maciel (GO)
Público: 1.587 pagantes
Renda: R$ 10.595
Cartões amarelos: Lucas Mendes (Coritiba) Juninho, Somália, Marquinho, Leandro Teixeira. André Luiz (Duque)
Cartões vermelhos: Lucas Mendes, Somália
Gols: André Luiz, aos 27 minutos; Somália, aos 38 min do primeiro tempo;

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host