UOL Esporte Futebol
 
24/08/2010 - 23h50

Figueirense bate o América-RN, é 'ajudado' pelo Coritiba e se torna líder

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Figueirense não perdoou a fragilidade do América-RN como mandante. Mesmo jogando em Natal, o time catarinense derrotou o rival por 3 a 1 e, beneficiado pelo tropeço do então primeiro colocado Coritiba, assumiu a liderança isolada da Série B do Campeonato Brasileiro. Já o time potiguar continuar sem ganhar em casa e permanece na zona de rebaixamento.

Com a vitória, a equipe treinada por Márcio Goiano subiu para 31 pontos, um a mais que o Coritiba, que perdeu para o Caxias por 2 a 0, em Joinville. Aliás, as duas equipes se enfrentam no próximo sábado, em Florianópolis. "Nosso time jogou bem e conseguimos um excelente resultado. Agora é manter o ritmo para não deixar a ponta", destacou Ygor.

Já o América-RN tem apenas 12 pontos e aparece na penúltima posição. Parte dessa péssima campanha se deve ao rendimento caseiro. Até o momento, atuou oito vezes em Natal. Não venceu nenhuma. Com a ideia de colocar ponto final nesse incomodo jejum, partiu para cima dos catarinenses no começo do jogo.

Mas a melhor qualidade do adversário ficou nítida. Aos 8min, Willian acertou a trave de Rodolpho. No rebote, Fernandes fez o primeiro. O tento foi uma espécie de balde de água fria nos dos donos da casa. O América-RN, por outro lado, criou bem pouco na etapa inicial.

Quando tinha uma chance, como ocorreu aos 38min, numa cobrança de falta de Berg, o goleiro Wilson mostrava qualidade e defendia. Para piorar, o Figueirense não desperdiçava suas oportunidades. Aos 41min, Ygor aproveitou jogada pela esquerda e ampliou para os visitantes.

“Precisamos ter atenção porque o América-RN vira com tudo para cima da nossa equipe”, alertou Fernandes. E foi justamente o que aconteceu. Na base da vontade, os americanos pressionaram bastante. Aos 12min, Esley acertou a trave. Nove minutos depois, Berg cabeceou e viu o goleiro Ricardo colocar para escanteio.

De tanto insistir, diminuiu o marcador. Aos 24min, Reinaldo desviou cobrança de falta de Berg e ‘renasceu’ na partida. Após isso, criou algumas boas oportunidades, principalmente com o próprio Berg. Mas não deu certo. Nos minutos finais, Juninho sofreu pênalti. Reinaldo bateu e definiu a partida. No sábado, o América-RN pega o Guaratinguetá, fora de casa

AMÉRICA-RN 1 X 3 FIGUEIRENSE

AMÉRICA-RN
Rodolpho; Cléber, Robson e Adalberto; Thoni, Fábio Oliveira (Fábio Neves), Carlos Alberto, Esley e Berg (Douglas Silva); Chimba (Wellington Silva) e Reinaldo
Técnico: Lula Pereira

FIGUEIRENSE
Wilson (Ricardo); Lucas (Baraka), João Filipe, Roger Carvalho e Juninho; Ygor, Coutinho, Jeovânio (Roberto Firmino) e Fernandes; Willian e Reinaldo
Técnico: Márcio Goiano

Data: 24/08/2010 (terça-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Estádio: Machadão, em Natal (RN)
Árbitro: Gutemberg Fonseca (RJ)
Auxiliares: Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ) e Francisco Pereira de Lima Júnior (PI)
Cartões amarelos: Cléber, Wellington Silva e Carlos Alberto (América-RN); Roberto Firmino, João Filipe, Juninho, Willian e Ygor (Figueirense)
Gols: Fernandes, aos 8min, e Ygor, aos 41min do primeiro tempo; Reinaldo (América-RN), aos 24min, e Reinaldo (Figueirense), aos 43min do segundo tempo

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host