UOL Esporte Futebol
 
ALBARI ROSA/AGÊNCIA DE NOTÍCIAS GAZETA DO POVO/AE

Torcida do Coritiba faz festa contra o Duque de Caxias; time é o 1º a subir para Série A

09/11/2010 - 22h54

Coritiba bate o Duque, garante retorno à Série A e pode ser campeão no sábado

João Carlos de Santa
Em Curitiba

Onze meses depois de ter descido ao "inferno" do rebaixamento, o Coritiba se redimiu e está de volta à Série A do Brasileiro. Nesta terça-feira, o time alviverde venceu o Duque de Caxias por 3 a 2 no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, e garantiu matematicamente a sua classificação. A vaga veio de forma dramática, pois o gol da vitória só saiu aos 44min do segundo tempo, marcado por Marcos Aurélio.

PRINCIPAIS LANCES

PRIMEIRO TEMPO
1min- GOOOL DO CORITIBA!!! No primeiro ataque do jogo, Léo Gago cobra falta da intermediária com muita força. A bola pega no travessão, bate nas costas de Lopes e entra
10min- NA TRAVE!!! Lenílson chuta forte de pé esquerdo, à direita da área, e acerta o travessão de Edson Bastos, que não alcança a bola
20min-GOOOL DO CORITIBA!!! Leonardo invade a área pela esquerda, chuta forte, mas Lopes espalma. Enrico pega o rebote de primeira e carimba a trave esquerda. A bola volta para o camisa 11 do Coxa, que finaliza no canto direito e, finalmente, marca
33min-GOOOL DO DUQUE DE CAXIAS!!! Amaral ganha da marcação e cruza da linha de fundo. Somália se antecipa à zaga e cabeceia sem defesa para Edson Bastos
SEGUNDO TEMPO
18min - LOPES!!! Após cruzamento para a área, a bola fica com Jéci, que gira e chuta no meio do gol. Lopes, atento, defende firme
20min - Leandro Chaves arranca com liberdade pelo meio, se aproxima da área e arrisca o chute. Edson Bastos se estica todo e consegue espalmar pela linha de fundo
41min-GOOOL DO DUQUE DE CAXIAS!!! Paulo Rodrigues cruza da esquerda, Frontini se antecipa e cabeceia no canto esquerdo
44min-GOOOL DO CORITIBA!!! Tcheco se livra de dois marcadores, e rola para Marcos Aurélio invadir a área e dar um lindo toque por cobertura para desempatar

Com 67 pontos, o time paranaense manteve-se isolado na liderança e não pode mais ser alcançado pela quinta colocada, a Portuguesa, que tem 56, e está 11 atrás. Agora, a equipe busca o título do campeonato, o que pode acontecer na próxima rodada, diante do Figueirense, sábado, no Couto Pereira.

A conquista da vaga encerra um ano que prometia ser negro para o clube do Alto da Glória, após o traumático rebaixamento, no dia 6 de dezembro, diante do Fluminense, quando a parte da torcida invadiu o gramado do Couto Pereira e levou o time a perder 10 mandos de jogos. Apesar dos percalços, a equipe coxa-branca deu a volta por cima e garantiu o retorno com três rodadas de antecedência.

"Esta equipe merece, por tudo o que passou. Espero que, no sábado, a torcida lote o Couto Pereira para a gente buscar o título. Ainda falta um jogo para cumprir nossa missão", disse o goleiro Edson Bastos

O jogo

O início do primeiro tempo não poderia ser melhor para o Coritiba. Logo a 1min, Léo Gago cobrou falta da intermediária e acertou o travessão. A bola bateu nas costas do goleiro Lopes e entrou.

O Duque de Caxias tentou reagir, e Lenílson acertou o travessão de Edson Bastos, aos 10min, mas o Coritiba ampliou o marcador aos 20min, depois de um bombardeio contra o gol de Lopes. Primeiro foi Leonardo, que invadiu a área e bateu para defesa do goleiro. No rebote, Enrico carimbou a trave esquerda e aproveitou a sobra para acertar o canto direito.

Depois de abrir a boa vantagem, o Coritiba passou a tocar a bola e dar espaço ao Duque, que diminuiu aos 33min. Em uma boa jogada, o lateral-direito Amaral cruzou da linha de fundo para Somália completar de cabeça.

Preocupado com os espaços dados ao adversário, o técnico Ney Franco decidiu reforçar a marcação trocando o meia Enrico pelo volante William, na volta para o segundo tempo.

ESPECIALISTA COMENTA A PARTIDA

Blog do Juca Kfouri: Campeão brasileiro em 1985, no Maracanã, em decisão contra o Bangu, o Coritiba chegava aos 67 pontos para fazer mais uma festa no Rio.
Blog do Vitor Birner: Nação Coxa-Branca, parabéns! Cinco times disputam as outras 3 vagas do acesso para a primeira divisão.

Com a saída de Rafinha, lesionado, e a entrada de Tcheco, os 7 minutos, o time alviverde recuou e passou a ser pressionado pelos anfitriões.

Apesar do assédio, o zagueiro Jeci quase fez o terceiro, aos 18min, quando girou dentro da área, mas chutou em cima do goleiro. Dois minutos depois, o Duque de Caxias ameaçou, em um chute violento da entrada da área que Edson Bastos espalmou para escanteio.

O time da casa foi para cima e chegou ao empate aos 41min. Paulo Rodrigues cruzou da esquerda para Frontini subir de cabeça e tocar no canto esquerdo, sem chance de defesa para Edson Bastos.

A vaga parecia adiada, mas, aos 44 minutos, Tcheco fez fez fila na entrada da área e rolou para Marcos Aurélio bater por cobertura para fazer o terceiro gol. Vitória suada, e vaga garantida na Série A.

Ficha da Partida

Duque de Caxias Duque de Caxias Técnico: Gilson Kleina
1. Lopes
2. Amaral
3. Gustavo
4. Édson
6. Paulo Rodrigues
5. Xaves
18. Carlos Frontini
8. Mancuso
10. Leandro Chaves
11. Lenílson
15. Juninho
7. André Luís
16. Danilo Rios
9. Somália
2 3
Coritiba Coritiba Técnico: Ney Franco
1. Edson Bastos
2. Ângelo
3. Jéci
4. Cleiton
6. Lucas Mendes
17. Dudu
5. Léo Gago
8. Leandro Donizete
7. Rafinha
14. Tcheco
11. Enrico
15. William
10. Marcos Aurélio
9. Leonardo

Data: 09/11/2010 - 21h00

Local: São Januário

Árbitro: Sandro Meira Ricci

Auxiliares: José Reinaldo do Nascimento Jr. e Vanderson Antonio Zanotti

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host