Topo

Série B - 2019

Depois de muito sufoco e 17 rodadas, Duque de Caxias consegue 1ª vitória

Do UOL Esporte

No Rio de Janeiro

16/08/2011 21h28

O Duque de Caxias, finalmente, conseguiu a primeira vitória no Campeonato Brasileiro da Série B, após derrotar o ASA, pelo placar de 2 a 1, nesta terça-feira, pela 17ª rodada, no Estádio Raulino de Oliveira. Os gols da partida foram marcados por Léo e Gilcimar para os donos da casa enquanto que Reinaldo Alagoano descontou para os visitantes.

Com o resultado, o time fluminense chega a oito pontos e diminui a diferença para o Salgueiro, vice-lanterna com 13. O São Caetano é o primeiro da zona de rebaixamento com 19. Já o ASA perdeu a oportunidade de encostar no G-4 e continua com um péssimo retrospecto como visitante:  em nove jogos, foram dois empates e sete derrotas.  O time continua com 24 pontos e perde duas posições na tabela, caindo para a sétima colocação.

O Duque de Caxias, jogando em casa, teve um começo fulminante. Em menos de dez minutos já vencia por 2 a 0. O primeiro saiu logo aos 7 minutos após um chute violento do ala esquerdo Léo, de fora da área.  Três minutos depois, o Duque ampliou. Galvão recebeu na intermediária  e encontrou Gilcimar dentro da área. O atacante chutou colocado no canto esquerdo do goleiro Gilson, 2 a 0. O ASA, no entanto, se mostrou vivo na partida. Tulio Souza, aos 16, perdeu a bola para Didira, que fez belo passe para Reinaldo Alagoano descontar, 2 a 1.

Após um início eletrizante o jogo ficou embolado no meio de campo, sem maiores chances para ambas as equipes. O zagueiro Santiago, aos 38, cobrou uma falta, sentiu um estiramento na virilha direita e teve que ser substituído por Gilcimar.

Na volta do intervalo, o técnico Vica, do ASA,  tornou o time mais ofensivo, colocando o atacante Alexsandro, na vaga do zagueiro Emerson. O Duque de Caxias, entretanto, se arrumou em campo e, apesar de não criar chances de gol, também  não permitia contra-ataques para os alagoanos.

O primeiro lance de perigo do segundo tempo  ocorreu, somente, aos 30 minutos. Tulio Souza enfiou bola para Galvão, que invadiu a área pela esquerda e chutou na rede pelo lado de fora. A partir deste lance e com um condicionamento físico precário, o Duque de Caxias se desmantelou em campo e foi pressionado até o fim do jogo. Os jogadores do time da baixada fluminense, mesmo exaustos, conseguiram segurar o resultado e garantir a primeira vitória na Série B.

Na próxima rodada o Duque de Caxias recebe a Portuguesa, nesta sexta-feira, às 20h30, em São Januário. O ASA, por sua vez, jogará contra o Bragantino, sábado, às 16h, no Frasqueirão, em Alagoas.

DUQUE DE CAXIAS 2 x 1 ASA

Data: 16/08/2011 (terça-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Antônio Neuricláudio Costa (AC)
Auxiliares: Rener Santos de Carvalho (AC) e Jean Carlos Rodrigues da Silva (AC)
Cartões amarelos: Everton Silva, Lucão, Marcelo Carné e Edu Pina (Duque de Caxias) Raulen (ASA)
Gols: Léo, Gilcimar (Duque de Caxias), aos 7 e 10 minutos do primeiro tempo. Reinaldo Alagoano (ASA), aos 16 minutos do primeiro tempo.

Duque de Caxias
Marcelo Carné; Lucão, Santiago (Genílson) e Vitor; Léo (Abedi), Túlio Souza, Júlio Cesar, Leandro Teixeira e Edu Pina (Paulão); Gilcimar e Galvão.
Técnico: Paulo Campos

Asa
Gilson, André Nunes, Thiago Alves e Emerson (Alexandro); Raulen, Fabinho Romão (Vitinha), Marielson, Didira (Léo Dias), Raúl e Chiquinho Baiano; Reinaldo Alagoano
Técnico: Vica