Topo

Série B - 2019

Em noite de festa, Portuguesa se despede da torcida tentando quebrar tabu

Festa rubro-verde seguirá nesta sexta no Canindé - Fabio Braga/Folhapress
Festa rubro-verde seguirá nesta sexta no Canindé Imagem: Fabio Braga/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/11/2011 06h00

A noite desta sexta-feira será de festa no Canindé. Campeã da Série B com três rodadas de antecedência, a Portuguesa se despede da torcida em duelo contra o já rebaixado Duque de Caxias. Porém, engana-se quem acha que a Lusa entrará em campo apenas para comemorar o título. Um tabu diante do time fluminense está em jogo, e no que depender dos atletas rubro-verdes, será quebrado.

“Está na hora de quebrar esse tabu de não vencermos o Duque. Vamos ter que jogar com inteligência, paciência e muita atenção. Nosso torcedor pode vir ao jogo crente de que vamos fazer de tudo para vencer mais uma partida e quebrar o tabu”, disse o volante Guilherme, uma das novidades do técnico Jorginho para a partida desta sexta. A Lusa, aliás, deve entrar com o que tem de melhor no Canindé.

“Com o retorno do Guilherme, Ananias, Luis Ricardo e Boquita devo colocar o time titular em campo para enfrentar o Duque de Caxias. Temos esse tabu de não termos vencido o Duque ainda e vamos tentar quebrar mais essa barreira na Série B. Sabemos que eles não vão nos amolecer em nada, vão jogar como se fosse uma final de Copa do Mundo”, previu o comandante rubro-verde.

E não é apenas este objetivo que está em jogo nesta sexta-feira. Com 75 pontos e mais duas rodadas pela frente, a equipe do Canindé ainda pode se tornar a segunda melhor da era dos pontos corridos. Apenas a campanha do Corinthians em 2008, com 85 pontos, não pode mais ser superada. Porém, Palmeiras, com 78 pontos em 2003, e Vasco, com 76 pontos em 2009, podem ficar apara trás.

A Barcelusa, como ficou conhecida, também luta para ter o melhor ataque da história da Série B. Com 76 gols marcados até agora, o time precisa marcar mais cinco vezes em dois jogos para superar os 80 marcados pelo Palmeiras em 2003 e os 79 feitos pelo Corinthians em 2008. O último jogo da Portuguesa acontece no dia 26 de novembro, diante do Icasa, em Juazeiro do Norte.

E no que depender da maioria dos aficionados rubro-verdes, o pós-jogo nesta sexta-feira promete ser ainda mais importante que os 90 minutos dentro de campo. Isso porque, depois do apito final, o técnico Jorginho promete anunciar em entrevista coletiva se continuará na Portuguesa em 2012. A partir daí, a diretoria começa a traçar o planejamento para a próxima temporada.

Do lado do lanterna Duque de Caxias, restou apenas terminar a desastrosa campanha da Série B com dignidade, e quem sabe, manter este tabu diante do time paulista. Até o momento, a equipe fluminense acumula incríveis 24 derrotas, dez empates e apenas duas vitórias, contra ABC e ASA, ambas no Rio de Janeiro. No total, foram 78 gols sofridos, e apenas 30 marcados.

PORTUGUESA X DUQUE DE CAXIAS

Data:18/11/2011, sexta-feira
Horário: às 20h30 (horário de Brasília)
Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Raimundo de Oliveira (BA)

Portuguesa
Weverton; Luís Ricardo, Leandro Silva, Renato e Marcelo Cordeiro; Guilherme, Rai, Henrique, Marco Antônio e Ananias; Edno
Técnico: Jorginho

Duque de Caxias
Marcelo Carné; Marcinho, Bruno Costa, Vitor e Jorbson; Douglas Pedroso, Juninho, Bruno Veiga e Abedi; Pedro Poppe e Dudu
Técnico: Mário Marques