Topo

Série B - 2019

Paraná vence por 1 a 0, segue na Série B, e Bragantino termina fora do G-4

Do UOL Esporte

Em Curitiba

26/11/2011 19h18

O Bragantino precisava vencer o Paraná para se classificar para a Série A. O time retardou o início da partida em 15 minutos,  mas acabou derrotado por 1 a 0 e ficou sem a vaga. O Paraná, que começou a rodada ameaçado de cair para a Série C, superou a crise e o atraso de salários e conseguiu permanecer na Série B.

Mesmo que vencesse, o Bragantino não chegaria à primeira divisão, pois o Sport bateu o Vila Nova por 1 a 0 e ficou com a quarta vaga para a elite. O time paulista terminou na quinta posição, com 58 pontos, a 3 pontos do time pernambucano.

O Paraná se livrou do perigo da degola, mas completou seu quinto ano na segunda divisão do Brasileiro. O time, que chegou a permanecer 14 rodadas no G-4 acaba o campeonato na 12ª posição, com 52 pontos, e sob protestos de sua torcida que pediu a renúncia da diretoria eleita, que ainda nem tomou posse.

O jogo

O jogo começou com 15 minutos de atraso. O goleiro Gilvan, do Bragantino, alegou uma lesão no ombro esquerdo e deixou o gramado, após a entrada dos times em campo, para ser medicado. Depois de permanecer sob dúvida, o jogador voltou para o campo e a partida foi iniciada. 

O jogo foi bastante disputado, mas fraco tecnicamente. Mesmo precisando vencer o Bragantino não conseguiu pressionar os donos da casa.  O Bragantino chegou marcar, aos 17 minutos, mas o árbitro, de forma errada, marcou toque de mão de Léo Jaime, em disputa com o goleiro Zé Carlos. 

Nos quinze minutos finais, o Paraná cresceu e esteve perto de abrir o placar. A sua melhor chance aconteceu aos 34 minutos, num chute de Dinélson, de fora da área. Gilvan deu rebote e Giancarlo, de frente para o gol, chutou por cima. 

A última chance de primeira etapa foi criada pelo Bragantino. Aos 47 minutos,  Marcinho chutou forte de fora da área, para grande defesa de Zé Carlos, que desviou para escanteio. 

No início do segundo tempo, o Bragantino tentou tomar a iniciativa, mas foi o Paraná quem marcou. Aos 6 minutos, Lima escapou pela esquerda e cruzou para Jefferson Maranhão, dentro da área, bater e abrir o placar. 

O resultado consolidava a permanência do Paraná na Série B e desfazia as esperanças do Bragantino classificar-se para a Série A.  O time paulista, então, partiu com tudo em busca do empate e chegou perto do empate em duas chances seguidas.

Aos 18 minutos Luiz Mário bateu forte no canto direito, para bela defesa de Zé Carlos. Aos 21, após um cruzamento, Cambará quase marcou contra, mas o goleiro paranista novamente salvou, tirando de cima da linha, após a bola bater no travessão. 

Com a confirmação da vitória do Sport sobre o Vila Nova, em Goiânia, o jogo passou a não valer nada nos seus quinte minutos finais.  O Bragantino precisaria vencer e marcar mais cinco gols, para superar o pernambucanos.

A partida seguiu morna até o seu final. O Paraná garantiu sua permanência na Série B, mas a torcida não festejou e estendeu uma faixa de protesto contra a situação da equipe: "nenhuma vitória irá superar a humilhação que estão nos fazendo passar. Primeira  Divisão já!".