Topo

Série B - 2019

América-RN vence o Avaí por 1 a 0 e quebra invencibilidade de 10 partidas do técnico rival

Do UOL, em São Paulo

29/05/2012 21h24

Equilíbrio de sobra, gol de menos, mas o suficiente para decretar a vitória por 1 a 0 do América-RN sobre o Avaí, nesta terça-feira, no Estádio Nazarenão, no Rio Grande do Norte, pela terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de desperdiçar diversas chances ao longo dos dois tempos da partida, os donos da casa chegaram ao gol do triunfo aos 35 minutos da etapa final. Pingo aproveitou cruzamento de Rafael Augusto e, sem goleiro, fuzilou as redes do goleiro adversário.

O resultado negativo foi o primeiro do técnico Hemerson Maria, do Avaí. No 11º jogo à frente do time catarinense, ele sofreu a primeira derrota - soma sete vitórias e três empates até o momento, com um total de - totaliza um aproveitamento de 72,7% dos pontos disputados até aqui. Na competição, o Avaí permaneceu nos quatro pontos (uma vitória e um empate), enquanto o América subiu para seis pontos - venceu os dois jogos que disputou. 

Na partida desta terça, realizada na cidade de Goianinha, as duas equipes tiveram diversas chances para conseguir abrir o marcador, mas não saíram do zero no primeiro tempo. O América começou melhor a partida e teve a chance de abrir o placar logo no primeiro minuto, quando o zagueiro Cléber mandou uma cabeçada no travessão de Diego. Depois, aos 19 minutos, Isac viu Leandro Silva salvar sua cabeçada em cima da linha e evitar o gol da equipe potiguar. A partir dali, o Avaí passou a valorizar a posse de bola e equilibrou o duelo - chegou até mesmo a balançar as redes, mas o árbitro anulou, alegando impedimento do atacante Nunes. 

Já na segunda etapa, tão movimentada quanto a primeira, a impressão é que qualquer uma das equipes conseguiria abrir o placar rapidamente, já que mais uma vez oportunidades não faltaram. O Avaí tentava suas jogadas ofensivas com Cleber Santana e Diogo Orlando, enquanto os donos da casa contra-atacavam com Isac e Júnior Xuxa. Porém, os dois ataques esbarraram nas boas atuações dos goleiros adversários em grande parte da etapa final.

Só que, aos 35, em sua primeira participação na partida, Rafael Augusto avançou pela esquerda, chutou cruzado em direção ao gol. A bola passou pelo goleiro Diego, do Avaí, e encontrou Pingo perto da segunda trave. O jogador completou com força para o gol e colocou sua equipe à frente. 

Disposto a empatar o duelo, o Avaí partiu com tudo para o ataque, mas não conseguiu marcar, mesmo após o recuo natural do time potiguar, que parecia contente com a vitória magra. Aos 43, mais uma vez Pingo teve a chance de ampliar. Gustavo fez jogada pela esquerda e cruzou para a área, mas o jogador, de frente com o goleiro, chutou para fora. 

Este foi o nono duelo entre os times pela Série B do Campeonato Brasileiro. Com o 1 a 0 desta terça, o América ampliou sua vantagem contra o rival. Agora são cinco vitórias, contra duas dos catarinenses, além de dois empates. 

Na próxima rodada, a equipe de Natal visitará o Guaratinguetá, na sexta-feira, às 21h, enquanto o Avaí recebe o Joinville no sábado, às 16h20.