Topo

Série B - 2019

Empate sem gols aumenta jejum de vitórias do América-MG em BH e do Paraná na competição

Do UOL, em Belo Horizonte

04/09/2012 21h19

Na estreia em casa do técnico Mauro Fernandes, o América-MG não passou de empate sem gols com o Paraná, na noite desta terça-feira, no Independência, chegando a seis jogos sem triunfo como mandante na Série B do Brasileiro. A situação do time paranaense, comandando pelo ex-meia Ricardinho, é ainda pior, porque não vence há seis jogos, independente do mando de campo.

Na rodada passada, o América-MG venceu o CRB, por 1 a 1, como visitante, motivando o time para se reencontrar com a vitória em seus domínios, o que não foi possível. A última vez que isso aconteceu foi em 13 de julho, quando bateu o Guaratinguetá, por 2 a 1. Depois disso, foram três empates, contando com o desta terça-feira, e outros dois, ambos em 1 a 1 contra Guarani e América-RN, além de três derrotas: Joinville (2 a 0), Vitória (2 a 1) e Ceará (3 a 1).

O Paraná, por sua vez, tentava a reabilitação na Série B, depois de três derrotas e dois empates nas últimas cinco rodadas, somando apenas dois pontos em 15 disputados. Antes do início da partida, Ricardinho manifestava a expectativa que o seu time iniciasse a reação. “Precisamos retomar o Campeonato e espero que aconteça hoje”, observou o treinador paranista. O time paranaense, entretanto, somou apenas um ponto.

Dessa forma, o Paraná passou a 28, continuando com seis a menos que o América-MG, que foi a 34, mas não se aproximou como imaginava do G4. Na próxima sexta-feira, às 19h30, o time paranaense receberá o Bragantino, em Curitiba. Já o América-MG visitará o Criciúma, no sábado, às 16h, desafiando o vice-líder da competição.

O primeiro tempo começou com o Paraná tentando surpreender o América, ensaiando a pressão. O time mineiro tinha dificuldade para colocar a bola no gramado e tentar chegar ao ataque, optando quase sempre pelos chutões e tentativas de ligação direta. Aos 20 min, Thiago Humberto deixou o campo lesionado. “Foi um puxão na região posterior da coxa esquerda, parece estiramento de grau 1”, disse o médico Cimar Eustáquio. O atleta foi substituído por Geovanni, revelado pelo Cruzeiro, que fez sua estreia.

Nos 20 minutos iniciais, o Paraná obrigou o goleiro neneca a fazer duas defesas, a segunda muito difícil, em belo chute de Welington. O camisa 1 americano se esticou todo e colocou a bola para escanteio. Esse lance parece ter despertado o América-MG, que criou boas chances para abrir o marcador, levando muito perigo para a defesa paranense.

Aos 22 min, Marquinhos Paraná, que fez sua primeira partida em casa e como titular, após bate e rebate, chutou e Thiago Rodrigues defendeu com dificuldade. Três minutos depois, Alessandro conseguiu tirar a bola do goleiro, mas o lateral direito Douglas Packer salvou em cima da linha. A partir daí, o América atacava mais e a equipe visitante se defendia e encaixava perigosos contra-ataques.

“Jogando em casa, com a obrigação de sair, o América enfrentou um adversário muito recuado e fechado, que tentou apenas contra-atacar. Temos de saber jogar em casa e tirar proveito disso”, analisou o zagueiro Gabriel. Para o também zagueiro Alison, do Paraná, foi um primeiro tempo igual e bem disputado. “As duas equipes tentaram criar, mas os sistemas defensivos levaram vantagem”, comentou.

O segundo tempo recomeçou com o Paraná assustando os donos da casa, aos 2 min, quando Cambará acertou a trave americana, pegando um rebote e quase abrindo o marcador. A pressão paranaense prosseguia e, aos 4 min, Wellington Silva, livre, cabeceou para fora. Mesmo no Independência, era a equipe paranista que comandava as ações. Aos 18 min, Alessandro desperdiçou chance de gol e, no contra-ataque, foi a vez de Lúcio Flávio perder. O jogo ficou aberto e os dois times desperdiçaram outras chances. O atacante Everton também fez sua estreia, mas não conseguiu levar o América-MG à vitória. Nos acréscimos, o Paraná ainda desperdiçou duas ótimas oportunidades. A torcida americana reagiu com vaias.

AMÉRICA-MG 0 X 0 PARANÁ

América-MG
Neneca; Rodrigo Heffner (Thiaguinho), Gabriel, Everton Luiz e Bryan; Dudu, Marquinhos Paraná, Leandro Ferreira e Thiago Humberto (Geovanni); Alessandro e Adeílson (Everton)
Técnico: Mauro Fernandes

Paraná
Thiago Rodrigues; Douglas Packer, Alison, Anderson e Wendel Borges; Vandinho, Cambará (Lisa), Marquinhos (Geraldo) e Lúcio Flávio; Welington e Wellington Silva (Artur)
Técnico: Ricardinho

Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 4/09/2012 (terça-feira)
Árbitro: Raphael Claus
Auxiliares: Anderson José Marques Coelho e Daniel Paulo Ziolli
Cartões amarelos: Welington (P), Artur (P), Cambará (P), Alison (P), Bryan (A)