Topo

Série B - 2019

Vitória vacila, empata com Ipatinga, mas é beneficiado com derrota do Criciúma

Do UOL, em Belo Horizonte

08/09/2012 17h56

Contra um sério candidato ao rebaixamento, o Vitória saiu à frente do marcador, vacilou e cedeu o empate em 1 a 1 ao Ipatinga, na tarde deste sábado, no Ipatingão. Mas, beneficiado pela goleada de 4 a 0 sofrida pelo Criciúma para o América-MG, em Santa Catarina, o time baiano não apenas se manteve na liderança da Série B, como ampliou de três para quatro pontos sua diferença para a equipe catarinense. O líder da competição chegou a oito jogos invictos, mas já não vence há três partidas.

Com o empate fora de casa, o Vitória chegou aos 50 pontos, contra 46 do Criciúma. O time baiano já vinha de duas igualdades, com América-RN e Criciúma, ambos por 2 a 2, resultados que mantiveram o time na liderança nacional. Por outro lado, o rubro-negro não perde seus últimos oito jogos, período em que teve cinco vitórias em sequência.

Do outro lado, o resultado diante dos 800 torcedores presentes no estádio não ajudou o Ipatinga. O time do Vale do Aço, que segue na zona de rebaixamento, na 18ª colocação com 16 pontos, não venceu os últimos quatro jogos na série B, quando empatou três vezes e perdeu uma, está nove pontos atrás do ABC, primeiro time fora do Z4, que ainda joga na rodada, às 21h, quando enfrentará o São Caetano, no ABC Paulista, podendo assim ampliar a vantagem.

A diferença de campanha dos dois times é enorme na série B. O Vitória somou três vezes mais pontos que o Ipatinga, mas em campo o que se viu neste sábado foi um futebol equilibrado entre os dois times. Com muitos erros e pouca inspiração, as chances de gols foram poucas e o empate acabou agradando os dois lados.

O forte calor em Ipatinga prejudicou as duas equipes, que sentiram o ritmo de jogo. O time da casa até começou melhor, principalmente apostando no contra-ataque. A defesa do Vitória teve trabalho para se posicionar. Logo no começo, João Vítor desperdiçou boa chance para o time da casa, em defesa segura de Deola.

No decorrer da primeira etapa, o Vitória equilibrou o jogo e principalmente pelo lado direito, com Nino Paraíba, que encontrou espaço para atacar, passou a dominar o jogo. Aos 35 minutos, Elton acertou a trave de Hélton Leite, que conseguiu fazer a defesa no rebote. O lance foi o melhor do primeiro tempo, que terminou mesmo em 0 a 0.

O segundo tempo voltou pior do que a primeira etapa. Os dois times abusavam dos erros de passes e não conseguiram criar chances no ataque. Apenas aos 16 minutos, no bom ataque do Vitória, Pedro Ken finalizou de dentro da área e abriu o marcador.

O gol do time baiano animou o Ipatinga, que não sentiu e pouco depois chegou ao empate. Aos 20 minutos, Wellington Bruno arriscou chute de fora da área, e Deola não conseguiu segurar. Porém, após os tentos de cada lado, o jogo perdeu em velocidade e o empate acabou agradando os dois times.

IPATINGA 1 X 1 VITÓRIA

Ipatinga
Helton Leite; Gedeílson, Max, Eron e João Vitor; Anderson Uchoa, Max Carrasco, Leandro Brasília (Sílvio) e Wellington Bruno; Márcio Diogo (Bachin) e Bruno Batata (Jonatan)
Técnico: Eugênio Souza

Vitória
Deola; Nino Paraíba (Léo), Gabriel Paulista, Rodrigo e Gilson; Uelliton, Michel (Willie), Pedro Ken e Tartá (Eduardo Ramos); William e Elton
Técnico: Paulo César Carpegiani

Local: Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 08/09/2012 (sábado)
Horário: 16h (em Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Auxiliares: Luiz Antônio Muniz e Luiz Cláudio Regazone
Gols: Pedro Ken (16 min do 2° tempo), Wellington Bruno (20 min do 2° tempo)
Cartão amarelo: Leandro Brasília (I) Élton (V)